Câmara aprova distribuição de ingressos gratuitos para quem nunca esteve em evento cultural
Projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados
Agência de notícias
Publicado em 13 de novembro de 2023 às 11h37.
Última atualização em 13 de novembro de 2023 às 11h46.
A Comissão da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que inclui entre os objetivos do Programa Nacional de Apoio à Cultura ( Pronac ) adistribuição preferencial de ingressos gratuitospara espetáculos culturais apessoas que nunca estiveram em um evento desse tipo.
Segundo o texto, a comprovação do beneficiário de que nunca esteve em um espetáculo artístico ou cultural gratuitamente será definida em regulamento do Ministério da Cultura. A proposta modifica a Lei Rouanet, que instituiu o Pronac.
- Moody's revisa perspectiva de rating AAA dos EUA, de estável para negativa
- RaiaDrogasil (RADL3) revisa guidance e acelera plano de expansão para até 600 lojas em dois anos
- Mobius pretende se afastar da Mobius Capital nos próximos meses
- É abusiva a cobrança de multa para cancelar o plano de saúde?
- O que entra na Netflix esta semana? Veja os filmes e as séries
O texto aprovado é o substitutivodo deputado Felipe Francischini (União-PR) ao Projeto de Lei 530/20, do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), e ao PL 3.846/23,apensado.
Francischini ressalta que a lei já prevê, como um dos objetivos do Pronac, a distribuição gratuita e pública de ingressos para espetáculos culturais e artísticos. “Vale dizer que a simples distribuição gratuita não incentiva a participação de novos cidadãos aos eventos, uma vez que aqueles que já participaram de outras atividades podem fazer uso dessas entradas gratuitas, sem que exista qualquer estímulo à participação de outros que jamais estiveram em eventos ou participaram de atividades culturais”, observou o relator.
Mudança no projeto original
“Propomos, então, a inserção de um parágrafo na lei afirmando que a distribuição gratuita já prevista no diploma legal deverá ser feita preferencialmente a pessoas que nunca estiveram em um espetáculo artístico, além de prever que regulamento do Ministério da Cultura definirá os critérios de comprovação do beneficiário de que nunca esteve em um espetáculo artístico ou cultural”, acrescentou.
Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivopelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.