Bolsonaro inelegível: ex-presidente ainda responde a outros 15 processos eleitorais; saiba quais
Dois casos são apontados por especialistas eleitorais como mais graves
Redação Exame
Publicado em 30 de junho de 2023 às 13h23.
Além da ação que, neste momento, já tem a maioria formada por sua condenação, julgada nesta sexta-feira, no TSE,Jair Bolsonaro(PL) é alvo de outros 15 processos que ainda tramitam na Corte. Todos poderiam, a exemplo da ação atual, levá-lo a ficar impedido de se candidatar nos próximos pleitos. O caso julgado nesta sexta — sobre umareunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, quando o então presidente lançou questionamentos ao processo eleitoral sem apresentar provas — era o mais avançado.
Segundo advogados eleitorais, dois dos processos restantes são mais graves: o que analisa o uso de programas sociais, como o Auxílio Brasil, em favor de Bolsonaro, e o que investiga uma suposta rede de desinformação. Ambas as ações apuram fatos que podem ter desequilibrado a disputa de 2022 em favor do ex-chefe do Executivo.
- Bolsonaro pode recorrer? Entenda possíveis cenários para o ex-presidente após julgamento do TSE
- Por que o TSE tornou Bolsonaro inelegível por 8 anos?
- Recebi uma facada nas costas com a inelegibilidade, diz Bolsonaro sobre julgamento do TSE
- Julgamento de Bolsonaro no TSE pode acabar hoje; placar está 3 a 1 pela inelegibilidade
- Julgamento de Bolsonaro no TSE: como assistir ao vivo a sessão de hoje
- Bolsonaro inelegível: TSE decide pela inelegibilidade do ex-presidente por 8 anos
Outras ações que tramitam são consideradas de menor potencial de forma isolada, mas podem ajudar a compor um cenário de abuso caso sejam analisadas em conjunto. É o caso, por exemplo, de processos sobre um possível uso político do Sete de Setembro.