Brasil

Blogueira cubana pede ajuda de Dilma para vir ao Brasil

A dissidente Yoani Sánchez não é autorizada a viajar para o exterior desde 2004

A blogueira cubana Yoani Sanchez trabalha em sua casa, Havana (Reuters)

A blogueira cubana Yoani Sanchez trabalha em sua casa, Havana (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2012 às 18h28.

São Paulo - A blogueira Yoani Sánchez, dissidente cubana que ficou conhecida no mundo inteiro por suas críticas ao regime comunista fundado em 1959 pelo ex-ditador Fidel Castro, fez um apelo à presidente Dilma Housseff para ajudá-la a deixar a ilha. Sem obter autorização do governo comunista para viajar ao exterior desde 2004, Sanchéz postou no YouTube um vídeo no qual pede a Dilma para intervir junto às autoridades cubanas.

"Por favor, interceda por mim. Já fiz tudo o que está a meu alcance. O muro do controle, o muro da censura, o muro que me impede de viajar livremente e retornar à minha ilha parece não se mover. Ajude-me, por favor, pede a blogueira à presidente Dilma.

Além disso, Yoani Sánchez, que também é jornalista, refere-se no vídeo ao passado de Dilma durante a ditadura militar, quando a presidente foi presa e torturada por participar de movimentos de esquerda. "Sei muito bem que ela (Dilma) sentiu na própria carne o que é a desproporção de poder entre um governo e um indivíduo, o que é o controle excessivo, a repressão. Então gostaria de apelar precisamente a este conhecimento histórico e pessoal que (ela) tem, de algo parecido com o que estou vivendo".

Convite – O apelo da ativista cubana ocorre após ela ser convidada para participar da exibição de um documentário em Jequié, na Bahia, no mês que vem. Dirigido pelo cineasta Dado Galvão, o filme (Conexão Cuba Honduras) tem como tema a liberdade de imprensa nos dois países. Sánchez é uma das entrevistadas.

Segundo ela, esta é a 19ª vez que tenta conseguir autorização para viajar de Cuba para o exterior. Em todas as dezoito tentativas anteriores, Sánchez teve sua autorização negada. A dissidente ganhou notoriedade mundial a partir do seu blog, Generación Y, no qual comenta a situação política no país governado desde 2008 pelo presidente Raúl Castro, irmão de Fidel, e faz duras críticas aos dirigentes.

Confira abaixo o vídeo com o apelo de Yoani Sánchez: 

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:América LatinaBlogsCubaInternetPolítica

Mais de Brasil

Enchentes no RS: mais de 76 mil pessoas estão em abrigos; 155 mortes e 94 desaparecidos

Presidente da Anatel defende que órgão regule as plataformas digitais

Gilmar pede vista e suspende julgamento sobre mudanças na lei de improbidade

Secretário de Turismo diz que 53% das atrações públicas do RS foram danificadas

Mais na Exame