Anvisa autoriza vacina da Pfizer para adolescentes a partir dos 12 anos
Antes, a vacina da Pfizer estava autorizada para pessoas com 16 anos de idade ou mais
André Martins
Publicado em 11 de junho de 2021 às 07h50.
Última atualização em 11 de junho de 2021 às 08h10.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária( Anvisa )aprovou nesta sexta-feira, 11,o uso da vacina da Pfizer/ BioNTech contra o coronavírus para crianças a partir dos 12 anos no Brasil.
Agora, a bula da vacina no país passará a indicar esta nova faixa etária. Antes, a vacina da Pfizerestava autorizada para pessoas com 16 anos de idade ou mais. Até o momento, esta é a única entre as vacinas autorizadas no Brasil com indicação para menores de 18 anos.
Segundo a agência, o uso do imunizante para crianças foi aprovado após a apresentação de estudos que indicaram a segurança e eficáciada vacina. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil.
A vacina da Pfizer foi a primeira a ser testada e aprovada para crianças. Foram feitos testes com 2.300 adolescentes entre 12 e 15 anos, com metade recebendo as mesmas duas doses aplicadas nos adultos e a outra parte como placebo, isto é, sem ser vacinada. Foram registrados 16 casos de covid-19, todos no grupo que não recebeu a vacina. A farmacêutica informou que já começa também a testar o imunizante em crianças ainda mais jovens, entre 5 e 11 anos.
O imunizante já foi liberado para aplicação em adolescentes a partir dos 12 anos em outros países, como os Estados Unidos, Chile, Canadá e Reino Unido. AAgência Europeia de Medicamentos (EMA) também deu parecer favorável para essa utilização.
A vacina da farmacêutica americana foi a primeira a receber o registro definitivo para vacinas covid-19 no Brasil.O país recebeu até o momento 6,4 milhões de doses da vacina, de um total contratado de 200 milhões.
Mudança no armazenamento
No fim de maio, a Anvisaalterou asregras para armazenamento e conservação da vacina da Pfizer. Agora a vacina pode ser mantida em temperatura de 2 a 8 graus Celsius por até 31 dias. A nova determinação permite que o imunizante seja aplicado fora das capitais.
- Quer saber tudo sobre o ritmo da vacinação contra a covid-19 no Brasil e no Mundo? Assine a EXAME e fique por dentro.