Exame Logo

Acidente: o que se sabe até agora

Qual o balanço das vítimas?  Autoridades colombianas informaram na manhã desta terça-feira que ao menos 76 pessoas morreram com a queda de um avião na cidade de La Unión, próxima a Medellín, na Colômbia. O avião da empresa boliviana Lamia decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e levava a equipe da Chapecoense para a disputa […]

Logo da Chapecoense
DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2016 às 11h43.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h07.

Qual o balanço das vítimas?

Autoridades colombianas informaram na manhã desta terça-feira que ao menos 76 pessoas morreram com a queda de um avião na cidade de La Unión, próxima a Medellín, na Colômbia. O avião da empresa boliviana Lamia decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e levava a equipe da Chapecoense para a disputa da final da Copa Sul-Americana. Estavam no voo 22 jogadores, 25 acompanhantes e equipe técnica – três nomes da lista inicial não embarcaram -, 22 jornalistas e 9 tripulantes, em direção a Medellín. A CBF confirmou que um dos seus vice-presidentes, o presidente da Federação de Santa Catarina, Delfim Peixoto, também estava no avião.

Veja também

Até o momento, os cinco sobreviventes confirmados são: os jogadores Alan Luciano Ruschel, Hélio Neto, Jackson Ragnar Follman, o jornalista Rafael Hensel da rádio Oeste Capital, de Chapecó, e a tripulante Ximena Suárez. Eles foram encaminhados para hospitais da região, alguns em estado grave. O goleiro Danilo sobrevivera à queda, mas morreu no hospital.

Como foi o acidente?

A aeronave caiu quando se aproximava do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro. Segundo autoridades do aeroporto, o acidente ocorreu em Cerro Gordo, na região de Antioquía. Por volta das 22h (1h de Brasília), o avião contatou a torre de controle da Aeronáutica Civil para informar que estava em estado de emergência devido a falhas elétricas, entre as cidades de Ceja e Unión, e logo depois perdeu o contato.

O avião Avro RJ85, de fabricação inglesa, já havia sido utilizado para voos fretados da equipe da Chapecoense e carregava uma pintura especial com o símbolo do clube. Era o segundo voo do dia da aeronave, que já havia feito um trecho curto de 40 minutos entre Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra, ambas na Bolívia. A segunda viagem, partindo de Santa Cruz, levaria a delegação até Medellín, na Colômbia, uma distância de cerca de 2.960 km. O acesso ao local do acidente, a cerca de 50 quilômetros de Medellín, é feito apenas por terra, devido às más condições meteorológicas no local.

Qual foi o papel da Anac?

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) negou um pedido de voo fretado da Lamia para transportar a delegação da Chapecoense até a Colômbia. Segundo a agência, por causa de acordos internacionais, um voo saído do Brasil com destino à Colômbia não pode ser operado por uma empresa que não fosse brasileira ou colombiana.

O voo negado pela Anac sairia do Brasil e iria direto até a Colômbia. Na falta dessa opção, o time de Chapecó saiu de Guarulhos (SP) em um voo comercial até Santa Cruz de la Sierra. Na cidade boliviana, a delegação trocou de aeronave para o avião da Lamia, que realizaria o voo fretado até Medellín. O acidente ocorreu neste segundo trecho.

Como foi a reação do clube?

A Chapecoense disputaria nesta quarta-feira 30 a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. O time da cidade da região Oeste de Santa Catarina, tem desbancado, desde 2014, clubes da série A e se destacando na elite do futebol brasileiro.

O vice-presidente da Chapecoense Ivan Tozzo lamentou, em entrevista à Rede Globo, o acidente que vitimou a maioria da equipe. “Até agora não caiu a ficha”, afirmou.

Em Chapecó, centenas de torcedores se reuniram na Arena Condá, casa da Chapecoense, com flores e bandeiras para homenagear o time. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo mais de 500 pessoas, incluindo familiares das vítimas, rezaram em conjunto um pai-nosso iniciado espontaneamente.

Como foi a reação do governo?

O presidente Michel Temer decretou luto oficial de três dias e colocou quatro aviões à disposição para levar familiares, médicos, o prefeito de Chapecó, entre outros, para a Colômbia.

Apesar do luto oficial decretado por Temer, a votação das 10 Medidas Contra a Corrupção, apresentadas pelo Ministério Público, está mantida para a partir 13h55 desta terça. O projeto foi aprovado por unanimidade na comissão especial criada para debatê-lo, mas os deputados se organizaram para aprovar mudanças durante a discussão em plenário. Entre elas, há propostas polêmicas tidas como meios de tentar frear a Lava-Jato, como a de criar o crime de responsabilidade para membros do judiciário. A mudança mais polêmica, que propunha uma anistia ao crime de caixa 2, foi enterrada pelo próprio Temer.

Como ficam as competições

A final da Copa Sul-Americana, partida que seria disputada pela Chapecoense contra o Atlético Nacional nesta quarta-feira, foi cancelada pela Conmebol, que ainda não se pronunciou sobre o que deve acontecer. A CBF defende que o título seja dividido e que a Chapecoense dispute da Libertadores da América de 2017 – teria direito à jogar a competição caso se sagrasse campeão agora.

O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, disse em coletiva de imprensa que a final da Copa do Brasil, também marcada para amanhã, foi adiada para a próxima semana, na quarta-feira 7. A rodada do Brasileirão que seria realizada neste domingo ficou transferida para o próximo, dia 11.

 

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame