Abrasel manda carta a Lula pedindo retorno do horário de verão
De acordo com a associação, bares e restaurantes podem ter aumento de até 15% no faturamento em função do atraso dos relógios
Redação Exame
Publicado em 23 de setembro de 2023 às 16h52.
A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) enviou, nesta sexta-feira, 22, uma carta ao presidente Lula, ao vice-presidnete e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e ao ministro do Turismo, Celso Sabino, manifestando o apoio à retomada do horário de verão.
De acordo com a associação, a adoção do horário de verão gera impacto direto no faturamento dos bares e restaurantes, com crescimento no faturamento entre 10% e 15%. Com as finanças ainda afetadas pela pandemia, o setor se beneficiria da implementação da medida. Hoje, bares e restaurantes somam cerca de 1,5 milhão de estabelecimentos e são geradores de renda direta para mais de 7 milhões de brasileiros.
- Conselho da GetNinjas (NINJ3) aprova redução de capital a R$ 4,40 por ação
- Quando é a Black Friday? Veja data em 2023
- Campos Neto vai a encontro de Bancos centrais em Lisboa e a reuniões do G20 em Marrakesh
- Gastos de famílias nos EUA aceleram e crescem 5,5% ao ano em agosto
- Índice industrial e serviços da zona do euro avança para 47,1 em setembro
- Resultado Mega-Sena 2634: ninguém acerta seis dezenas e prêmio vai a R$ 35 milhões
Há, ainda, benefícios para mais setores da economia, em especial coméricios e serviços de turismo, argumenta a Abrasel. A associação afirma que os turistas tendem a aproveitar mais o destino, estendendo suas atividades até mais tarde, o que impacta positivamente na ocupação hoteleira e no fluxo de visitantes em atrações turísticas locais.
Nesta semana, o Ministério de Minas e Energia disse, em nota, que não há necessidade, até o momento, de adotar o horário de verão no Brasil, suspenso desde 2019.
No fim do ano passado, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez uma enquete em uma rede social questionando sobre a volta do horário de verão. Na ocasião, 66,2% dos votantes se mostraram favoráveis, enquanto 33,8% disseram ser conta. 2,3 milhões de pessoas participaram da votação informal.