Brasil

70% dos brasileiros acreditam que tragédia no RS poderia ter sido evitada, diz Genial/Quaest

Caiu para 58% quem acredita que as mudanças climáticas acontecem como consequência da ação humana

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 9 de maio de 2024 às 11h11.

Última atualização em 9 de maio de 2024 às 11h15.

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira mostra que os brasileiros avaliam positivamente a atuação da prefeitura de Porto Alegre (59%), do governo do estado (54%) e do governo federal (53%) no enfrentamento das enchentes no Rio Grande do Sul.

Os brasileiros também avaliam positivamente a atuação da população local (88%), de artistas e influenciadores (73%), de lideranças locais (72%), das igrejas (70%) e das empresas (65%), mostrando como o país está comovido com a tragédia climática que assola o estado gaúcho.


A pesquisa constatou ainda que a maioria dos brasileiros (70%) acreditam que a tragédia no Rio Grande do Sul poderia ter sido evitada com obras e investimentos em infraestrutura. Apenas 30% acreditam que nada poderia ter sido feito.

Outro ponto da pesquisa mostra que a relação entre as enchentes e a conscientização a respeito das mudanças climáticas é direta: 64% afirmam que essa ligação é total e 30%, parcial. Assim, mais de 90% dos brasileiros reconhecem a existência e os efeitos de mudanças climáticas no país.

Um destaque da pesquisa foi a mudança de percepção entre mudanças climáticas e a ação humana. Caiu de 73% para 58% quem acredita que as mudanças climáticas acontecem como consequência da ação humana. Enquanto isso, cresceu de 7% para 27% quem acredita que foram vários fatores combinados para as tragédias climáticas.

A pesquisa ouviu presencialmente 2.045 brasileiros de 16 anos ou mais em todos os estados do país. O grau de confiabilidade é de 95% e a margem de erro geral é de 2,2 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:Rio Grande do SulMudanças climáticas

Mais de Brasil

Em Porto Alegre, Defesa Civil alerta para risco de novos temporais com ‘ventos intensos’ e granizo

Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue; veja nova faixa etária

Reviravolta em julgamento sobre 'sobras eleitorais' pode anular eleição de sete deputados; entenda

Privatização da Sabesp será concluída em 22 de julho; veja os mais cotados para vencer a disputa

Mais na Exame