Brasil

Chuvas no RS: como está o nível do Guaíba?

Após queda de 25 cm, chuva faz nível do Guaíba voltar a subir

Chuvas no RS: Guaíba volta a subir (Florian PLAUCHEUR/AFP)

Chuvas no RS: Guaíba volta a subir (Florian PLAUCHEUR/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 9 de maio de 2024 às 09h16.

Tudo sobreEnchentes no RS
Saiba mais

Após um dia de queda constante, superior a 1 centímetro por hora, o nível do Guaíba voltou a subir na manhã desta quinta-feira, 9, na capital gaúcha. De acordo com a última medição do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic Porto Alegre), divulgada nesta quarta-feira, 8, a cota do curso d'água estava em 5,03 metros.

Na manhã de quarta, o Guaíba começou o dia com 5,28 metros até encerrar o dia em 5,03 metros. No domingo, o nível do lago chegou a 5,35 metros.

Entretanto, na manhã de hoje, a informação obtida por meio da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Nacional de Águas (ANA) mostra que o nível subiu para três centímetros, chegando a 5,06 metros.

O volume de águas no Guaíba voltou a aumentar depois da ocorrência de chuvas na região. A Prefeitura de Porto Alegre chegou a pedir na tarde desta quarta-feira a suspensão de operações de resgate por meio de barcos na zona metropolitana.

A solicitação foi motivada pelas chuvas na região, com possíveis descargas elétricas e ventos acima de 80 km/h nas próximas horas. A capital gaúcha enfrenta enchentes desde a última semana. Ao todo, o Rio Grande do Sul contabiliza 100 mortes decorrentes dos temporais.

"Atenção! Pedimos que os barcos em operações de resgate suspendam temporariamente suas atividades, devido à previsão de chuva de até 15mm, possíveis descargas elétricas e ventos acima de 80 km/h nas próximas horas na Região Metropolitana", publicou o Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic Porto Alegre), na rede social X (ex-Twitter).

Acompanhe tudo sobre:ChuvasRio Grande do SulEnchentes no RS

Mais de Brasil

Pressionado por 'efeito Marçal', Nunes anuncia coronel da Rota como vice nesta sexta

Toffoli abre divergência e STF não forma maioria para descriminalizar porte de maconha

Moraes Arquiva Inquérito contra Google e Telegram sobre PL das Redes Sociais

Governo autoriza uso da Força Nacional no RS por 30 dias

Mais na Exame