Exame Logo

'Mensalão' prejudica imagem do governo, diz CNI/Ibope

Porcentagem dos entrevistados que consideram o governo ótimo ou bom caiu de 39% para 35% em junho

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 14h48.

As investigações sobre um suposto esquema de suborno no governo estão apenas começando, mas as denúncias já foram suficientes para diminuir a popularidade do presidente Lula. A confiança dos brasileiros caiu 4 pontos percentuais em junho, segundo pesquisa do Ibope em parceria com a Confederação Nacional da Indústria divulgada hoje (17/5).

As entrevistas foram realizadas entre os dias 9 e 13 de junho, antes do depoimento do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados. No entanto, as denúncias do deputado sobre o "mensalão" já haviam sido publicadas pela imprensa.

Veja também

Das 2 002 pessoas entrevistadas, 35% avaliaram o governo Lula como ótimo ou bom. Em maio, esse número era de 39%. Já os que consideram a administração federal ruim ou péssima subiram de 17% para 22% dos entrevistados.

Segundo a pesquisa, o resultado é semelhante ao registrado em março do ano passado, logo após as denúncias envolvendo o ex-assessor da Casa Civil, Waldomiro Diniz. "Naquele momento, além das denúncias de irregularidades, o cenário econômico mostrava-se bem mais complexo, o que contribuiu para o forte impacto observado na opinião pública", diz a pesquisa CNI/Ibope.

Já a pesquisa Datafolha, também divulgada hoje, mostra que não houve alteração significativa na popularidade do presidente Lula, apesar de as entrevistas terem sido realizadas após o depoimento de Jefferson. Das 2 124 pessoas entrevistadas, 36% consideram o governo ótimo ou bom, contra 35% observados na pesquisa anterior, realizada entre os dias 31 de maio e 1º de junho.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame