Safra recorde de soja colabora com saldo positivo da balança comercial

Produção de quase 136 milhões de toneladas de grãos e aumento dos preços internacionais devem continuar impactando positivamente as exportações neste mês
Colheita de soja: safra recorde contribui para resultado positivo da balança comercial (Alexis Prappas/Exame)
Colheita de soja: safra recorde contribui para resultado positivo da balança comercial (Alexis Prappas/Exame)
Carla Aranha
Carla AranhaPublicado em 05/05/2021 às 15:26.

Os embarques recordes de soja impactaram positivamente a balança comercial em abril e devem continuar apresentando um bom resultado em maio, segundo a Confederação Nacional de Agricultura (CNA). As exportações totais brasileiras chegaram a 26,4 bilhões de reais em abril, em uma alta de 50,5% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Economia.

A balança comercial do mês passado fechou com um saldo positivo de 10,34 bilhões de reais, o que representa um aumento de quase 70% em comparação a abril de 2020. Segundo a Secretaria de Comercio Exterior, as exportações recorde de soja, de 17 milhões de toneladas, exerceram um papel importante nesse resultado positivo.

O Brasil deve colher este ano sua maior safra de grãos da história, de 135,8 milhões de toneladas, 10 milhões a mais do que em 2020. "Em abril, foi embarcado um volume recorde", diz Fábio Carneiro, assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA. "Houve atraso no plantio e excesso de chuvas, o que concentrou boa parte das exportações no mês passado".

A valorização dos preços no mercado internacional é outro fator que tem contribuído para os bons resultados da balança comercial. Carneiro lembra que a cotação de soja atingiu 15 dólares em abril, diante de 9 dólares no ano passado. "Como o mercado trabalha com contratos pré-fixados, a maioria dos produtores não deve receber o preço cheio", afirma Carneiro. A expectativa é que neste mês os embarques sejam um pouco menores, em razão da alta concentração em abril, mas devem continuar representantivos.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importante em tempo real.

O podcast SuperAgro vai ao ar todas as quartas-feiras com os principais desafios e oportunidades do agronegócio, com apresentação de Carla Aranha, repórter de macroeconomia da EXAME. Clique aqui para ver o canal no Spotify, ou siga em sua plataforma de áudio preferida, e não deixe de acompanhar os próximos programas.