Exame Logo

Brasil produz 30 milhões de toneladas de proteína animal com auxílio de 'vacinação customizada'

OPINIÃO | Identificados e isolados os agentes que causam doença nas criações, a vacina autógena é produzida especificamente para atender determinada propriedade

Vacinação customizada visa prevenção, bem-estar animal e se reverte em rentabilidade (Phibro Saúde Animal/Divulgação)
Mauricio Graziani

diretor geral da Phibro Saúde Animal para o Brasil

Publicado em 2 de novembro de 2023 às 06h06.

Os números da produção de alimentos de origem animal no Brasil são poderosos. Neste ano, estão saindo das granjas e fazendas mais de 30 milhões de toneladas de carne de frangos, suínos, bovinos e peixes de cultivo. Somam-se 34 bilhões de litros de leite e 52 bilhões de ovos. É um desempenho fantástico, resultado da combinação de alta tecnologia, condições ideais de clima, terras para produzir e a competência indiscutível dos criadores.

Leia também:Quem é a pesquisadora da UFSCAR que se dedica ao estudo de plantas daninhas?

Veja também

Desse total, mais de 9 milhões de toneladas de carnes são exportadas, posicionando o Brasil na prateleira de cima do fornecimento global de proteínas animais. É motivo de orgulho, mas também de atenção ao movimento global em prol da segurança dos alimentos, incluindo a preocupação com resíduos e o uso responsável de antibióticos.

Nesse sentido, torna-se prioritária a prevenção de doenças e o foco na qualidade dos produtos e no bem-estar dos animais. Sem dúvida, preveniré o melhor remédio. Sempre que temos a oportunidade de evitar o aparecimento de uma enfermidade salvamos tempo e recursos, além de produzir mais com menos. Dados científicos comprovam que animais com melhor saúde têm maior produtividade com menos emissões de gases nocivos. É mais comida na mesa, contribuindo para a redução da fome no planeta.

Cada pessoa produz um impacto. Acredito que o sucesso é construído com a paixão pela excelência e também com o coração.Na busca incessante pela produção sustentável, aindústria investe em novas soluções nos diversos campos – da saúde à genética, passando pela alimentação, manejo e bem-estar.

Leia também:Sucessão familiar: quais os passos para uma fazenda se tornar uma empresa rural?

Vacinas customizadas

Este é objetivo das vacinas autógenas, que representam um passo além dos imunizantes como conhecemos. São soluções customizadas para os problemas únicos de cada produtor de animais. Funciona assim: diagnóstico clínico, coleta e testes laboratoriais possibilitam identificar as causas e as doenças daquela propriedade que estão impedindo os animais de se desenvolver como esperado. Identificados e isolados os agentes que causam a doença, uma vacina é produzida especificamente para atender aquela propriedade.

Com isso, ganham todos os envolvidos. Os animais ficam protegidos, os produtores conseguem manter a eficiência e o país aumenta a oferta de alimentos saudáveis e de alta qualidade para atender à crescente demanda global.

Leia também:Por que o Brasil tem dificuldades em expandir as exportações de frutas?

Animais saudáveis, alimentos saudáveis, mundo saudável. Este é a marca registrada do Brasil. A produção de carnes, leite e ovos precisa dobrar até 2050 e a tecnologia é o caminho para aumentar a oferta de comida. O planeta espera isso de nós e estamos fazendo a nossa parte.

Acompanhe tudo sobre:pecuáriaAgropecuáriaSaúde

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de EXAME Agro

Mais na Exame