2ª edição do evento SuperAgro acontece nesta quinta

Com transmissão pelo YouTube, serão discutidos temas como a nova geopolítica do agronegócio, as inovações no campo e o futuro do setor
Evento da EXAME discute o futuro do agronegócio (Getty Images/Getty Images)
Evento da EXAME discute o futuro do agronegócio (Getty Images/Getty Images)
Por Carla AranhaPublicado em 07/04/2022 06:00 | Última atualização em 07/04/2022 01:05Tempo de Leitura: 2 min de leitura

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

A segunda edição do SuperAgro, evento online de agronegócio realizado pela EXAME, acontece nesta quinta, dia 7, com transmissão pelo YouTube. Participam do debate especialistas e autoridades como o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge, Martha Sellier, secretária especial da Secretaria de Programas de Parcerias de Investimento (PPI) do Ministério da Economia e Cláudio Frischtak, presidente da consultoria Inter.B.

Ao longo de um dia todo de discussões sobre as principais inovações e desafios no campo, estará em pauta o futuro do agronegócio e as soluções que podem colaborar para o aumento da produtividade do setor.

Em 2021, o agronegócio aumentou sua participação no PIB do país para 27,5%, a maior taxa desde 2004, segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Para este ano, também é esperada uma expansão, apesar de desafios como a seca que atingiu as lavouras de soja e o aumento do preço dos fertilizantes.

No SuperAgro, empresários do setor, como Ricardo Faria, CEO da Granja Faria, uma das maiores empresas avícolas do país, debatem os avanços que devem ser proporcionados por novas tecnologias. Grandes empresas também participam dos painéis. Um dos destaques é a TIM, que acabou de levar o sinal 5G para o campo, ao lado da Cosan, representada pelo CEO Luís Henrique Guimarães, e da Rumo, com Pedro Palma, vice-presidente.

O ecossistema de inovação, por meio de startups, também participa, com José Tomé, CEO do AgTech Garage, e diversos fundadores de novos negócios no setor.

Outros temas abordados são os novos modelos e players para concessão de crédito e o financiamento do agro, assim como a agenda ambiental ESG e os efeitos das mudanças climáticas no campo. Questões do cenário econômico e político atual, como o impacto da guerra na Ucrânia no comércio global de alimentos e no PIB mundial, também são foco dos debates.