ESG

Doraemon? HelloKitty? Vale tudo para invocar chuva em cidade tailandesa

Procissão com versões de pelúcia dos personagens serve para seguir tradição na hora de pedir por água; calor sufocante no Sudeste Asiático derrete até linhas ferroviárias

Tradição: água borrifada faz gatos, substituídos por pelúcias, miarem alto e clamarem por chuvas (Getty Images)

Tradição: água borrifada faz gatos, substituídos por pelúcias, miarem alto e clamarem por chuvas (Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 2 de maio de 2024 às 11h11.

Em meio a uma onda de calor sufocante no sudeste asiático, os moradores de um vilarejo tailandês recorreram a um método pouco comum para invocar a chuva: uma procissão com um brinquedo de pelúcia do gato de mangá DoraemonO curioso desfile foi realizado no distrito de Phayuha Khiri, na província central de Nakhon Sawan, que não recebe chuva há meses.

Vestidos com trajes brilhantes, os participantes da procissão desfilaram com uma gaiola decorada com guirlandas amarelas e o brinquedo de pelúcia Doraemon dentro, que alguns transeuntes borrifaram com água.

O desfile é baseado em um antigo ritual conhecido como "Hae Nang Meaw" que, traduzido, significa a procissão do gato.

De acordo com a tradição, a aversão dos gatos à água fazia com que eles miassem furiosamente quando molhados e, com esses gritos, invocassem a chuva. Atualmente, a maioria dos vilarejos não usa mais felinos de verdade, mas celebra seus desfiles com bonecos do Doraemon ou da HelloKitty.

Linha ferroviária derrete

Essa não é a única imagem incomum deixada pela onda de calor no reino do sudeste asiático. Na província de Nakhon Si Thammarat, no sul do país, as temperaturas escaldantes de até 41°C fizeram com que os trilhos de uma linha ferroviária começassem a derreter.

"Os operadores trouxeram água e gelo para resfriar os trilhos" e, em uma hora, eles estavam prontos para serem usados novamente, informou a empresa ferroviária estatal.

O calor sufocante no sul e sudeste da Ásia causou quedas de energia devido à saturação da rede causada pelos sistemas de ar condicionado e levou ao fechamento de escolas. Os especialistas atribuem as ondas de calor mais frequentes, mais longas e mais intensas à mudança climática.

O fenômeno El Niño contribuiu para as temperaturas excepcionalmente altas deste ano, mas a Ásia também está se aquecendo mais rapidamente do que a média global, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial.

Acompanhe tudo sobre:infra-cidadãMudanças climáticasChuvasSecasÁsiaFerrovias

Mais de ESG

Prevenção de tragédias no RS passa pela recuperação da vegetação

Projeto de plantio de árvores é testado como pena para criminosos de guerra

Dengo investe R$100 mi em ampliação de complexo logístico e prevê 240 novas lojas no Brasil até 2030

Enchentes no RS ameaçam o futuro de peixes, anfíbios e plantas aquáticas

Mais na Exame