MAIS VÍDEOS com Karina Souza

Empregos no Canadá; Preço da vacina; Trump adia debate: o resumo do dia

Tudo o que você precisa saber hoje: confira vídeo com as principais notícias que mexeram com os mercados, o Brasil e o mundo nesta quinta, 08 de outubro.

No episódio de hoje, falaremos sobre as 200 vagas abertas no Canadá, o novo site do Carrefour, a entrevista exclusiva de Bill Gates para a EXAME e muito mais.

MERCADOS

Em pregão marcado por fortes valorizações, grandes bancos sobem mais de 8% e IRB dispara 20%

O Ibovespa subiu 2,51% e encerrou em 97.919,73 pontos nesta quinta feira, 8. O movimento foi impulsionado pelas ações dos grandes bancos e, como pano de fundo das negociações, estiveram conversas sobre um novo estímulo nos Estados Unidos – além de melhora da percepção dos investidores sobre o candidato democrata Joe Biden.

“Segurem os IPOs!”

Bancos recomendam que empresas esperem para realizar suas ofertas iniciais de ações (IPOs), principalmente porque veem o mês de outubro como um período de grande turbulência, a ser agravada com a proximidade das eleições dos Estados Unidos. Com a maior preocupação dos investidores em torno da sustentabilidade fiscal brasileira e a consequente volatilidade do mercado, a ideia é esperar um período mais calmo para que companhias consigam obter preços melhores de suas ações.

Aversão ao risco? Captação de fundos de renda fixa passa a ter saldo positivo em 2020

Depois verem os saques superarem os aportes em 127,6 bilhões de reais nos cinco primeiro meses do ano, os fundos de renda fixa passaram a acumular captação líquida positiva no ano. A virada ocorreu em setembro, quando o saldo ficou positivo em 17,892 bilhões de reais, segundo dados da Anbima.  O aumento da busca por fundos de renda fixa ocorre apesar de a taxa Selic, que guia os rendimentos desse tipo de classe, estar na mínima histórica de 2% ao ano.

Dólar cai em meio a otimismo com conversas sobre estímulos nos EUA

O dólar caiu 0,62% nesta quinta-feira, 8, e encerrou sendo vendido a 5,588 reais. O movimento acompanhou a desvalorização da moeda americana contra as principais divisas emergentes, com o maior apetite ao risco por parte dos investidores. Como pano de fundo das negociações, estiveram conversas sobre um novo estímulo nos Estados Unidos.

BRASIL

Ao abordar rico fiscal, Campos Neto destaca aumento de prêmios em LFTs

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, apontou nesta quinta-feira o aumento recente do prêmio em LFTs, títulos públicos pós-fixados, ao destacar o risco fiscal no país. Esses papéis, outrora vistos como os de menor risco na renda fixa, têm sido pouco demandados pelos investidores em meio à nova realidade dos juros básicos e, com a escalada dos temores fiscais, têm sofrido deságio acentuado do último mês para cá.

Vacina da covid-19 deve custar US$ 21 por pessoa

O Ministério da Saúde apresentou, nesta quinta-feira, 8, detalhes do acordo que firmou com a aliança global de países para ter acesso a uma vacina contra a covid-19. As duas doses necessárias para garantir imunidade a uma pessoa vão custar 21 dólares — cerca de 117 reais — cálculo previsto pelo governo. Tudo será financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na semana passada, o governo federal editou medida provisória para liberar cerca de 2,5 bilhões de reais para o país aderir ao Covax Facility, consórcio global de governos e fabricantes para impulsionar o desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus.

Celso de Mello vota por depoimento presencial de Bolsonaro

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um longo voto nesta quinta-feira a favor do depoimento presencial do presidente Jair Bolsonaro no inquérito que apura a interferência dele na Polícia Federal e criticou a possibilidade de se reconhecer “inaceitáveis e odiosos privilégios” numa República.

Anvisa libera uso de agrotóxico banido na UE e ligado a mal de Parkinson

O paraquate é um herbicida de amplo espectro utilizado em praticamente todo o país para o combate a ervas daninas e também usado como dessecante em lavouras. Estudos indicam, no entanto, que o manuseio do produto pode estar associado à ocorrência de mal de Parkinson em produtores rurais.

MUNDO

Trump pede adiamento do debate para que possa participar; Biden nega

Após o presidente americano, Donald Trump, afirmar nesta manhã que não iria participar do debate presencial de forma virtual, sua campanha sugeriu que o debate fosse adiado para que ele pudesse participar. De acordo com novo comunicado nesta quinta-feira, 8, Trump concordaria em participar se o próximo debate fosse adiado em uma semana, para que não precisasse ser virtual. A imprensa americana chegou a reportar que os candidatos haviam chegado a um acordo. Horas depois, a campanha de Biden informou que não aceitou a proposta.

Pensando em sair do Brasil? Canadá volta a recrutar brasileiros para mais de 200 vagas de emprego

A agência Montréal Internacional abriu um processo para recrutar profissionais em 20 grandes empresas da cidade, com prioridade para talentos nas áreas de tecnologia da informação, jogos e fintechs. Montreal é considerada um dos centros de inovação no mundo e tem mais de 179 mil profissionais de tecnologia que trabalham na área. Em média, a remuneração anual deles fica em torno de R$ 403 mil.

Risco de pegar coronavírus viajando de avião é baixíssimo, diz setor aéreo

Uma série de estudos de dinâmica de fluídos computacional promovida pelas três maiores fabricantes de aviões do mundo — Airbus, Boeing e a brasileira Embraer — demonstrou que o risco de transmissão do coronavírus dentro de aeronaves comerciais é “extremamente baixo”. Conduzidas por cada uma das fabricantes, as análises concluíram que os sistemas de filtro de partículas (os chamados HEPA, que trocam o ar da cabine constantemente), o fluxo descendente da circulação do ar e a barreira natural dos encostos dos assentos “reduzem com eficiência o risco de transmissão de doenças a bordo“.

13 pessoas são acusadas de planejar sequestro de governadora nos EUA

Autoridades prenderam 13 pessoas, incluindo sete homens associados à milícia Wolverine Watchmen, devido a supostos complôs para sequestrar a governadora do Michigan e atacar o edifício da Assembleia estadual, disseram procuradores nesta quinta-feira. O grupo tramou para raptar Gretchen Whitmer, uma democrata e alvo frequente da ira do presidente Donald Trump, um republicano, antes da eleição presidencial de 3 de novembro, de acordo com um depoimento juramentado do FBI divulgado nesta quinta-feira.

#ExameAgora é o seu resumo diário de notícias aqui da Exame, apresentado por Beatriz Correia e Victor Sena.

Notícias sobre
Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.