Xiaomi anuncia CyberDog, um cão-robô ao estilo Boston Dynamics
A máquina futurista, e um pouco assustadora, é fruto de uma parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT)
Modo escuro
(Xiaomi/Reprodução)
Publicado em 10 de agosto de 2021, 11h38.
Última atualização em 10 de agosto de 2021, 13h49.
A gigante chinesa da tecnologia Xiaomi revelou, nesta terça-feira, 10, o CyberDog, um robô quadrúpede ao estilo Boston Dynamics.
Trata-se de uma máquina experimental, fruto de uma parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), de código aberto e que, segundo a empresa, "possui possibilidades inéditas".
Esta é a primeira incursão da marca no setor da robótica e, apesar da demonstração, o produto se trata de um protótipo e por enquanto não será vendido aos consumidores da empresa.
No entanto, considerando que a Xiaomi é conhecida por baratear e popularizar produtos de alta tecnologia, a apresentação de hoje é um indício de que robôs do tipo podem, sim, se tornarem ferramentas do cotidiano.
Em junho do ano passado, a empresa americana de tecnologia Boston Dynamics iniciou a venda, em sua página na internet, do primeiro modelo comercial de robô-cachorro. Chamado Spot, ele possui características muito semelhantes ao do produto da Xiaomi.
Ambos são capazes de se movimentar-se em todas as direções, levantar, abaixar e rolar no chão, subir e descer escadas, superar terrenos pedregosos e escorregadios, enfrentar calor extremo e frio intenso, além de serem equipados com sensores e câmeras.
No caso do CyberDog, a versão anunciada está equipada com o processador Jetson Xavier NX, da Nvidia, que tem 384 CUDA. Ele tem 128 GB de SSD e pesa somente 3 kg.
- Como o novo iPhone e o leilão do 5G afetam a bolsa? Entenda assinando a EXAME.
Mais lidas em Tecnologia
Produtos Recomendados pela Exame
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Moradia econômica no Brasil: um luxo para poucos
A jornada de transformação da Avon no Brasil
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais