Exame Logo

Vírus Vitórico não passa de boato

SÃO PAULO (15h24) Está circulando por e-mail um alerta sobre um suposto vírus muito perigoso, o Vitórico , descrito como capaz de destruir o sistema inteiro . Trata-se, na verdade, de um hoax (trote), que já circulou antes em inglês e espanhol e agora passou a ser enviado em português. Conhecido como Jdbgmgr.exe hoax, esse […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h20.

SÃO PAULO (15h24) Está circulando por e-mail um alerta sobre um suposto vírus muito perigoso, o Vitórico , descrito como capaz de destruir o sistema inteiro . Trata-se, na verdade, de um hoax (trote), que já circulou antes em inglês e espanhol e agora passou a ser enviado em português.

Conhecido como Jdbgmgr.exe hoax, esse boato funciona da seguinte maneira. Uma mensagem diz que o vírus Vitórico (Jdbgmgr.exe) é automaticamente retransmitido para todos os endereços armazenados em nossa lista de contatos. VOCÊ é um deles!!!

Veja também

Para provar que o micro do destinatário também já está contaminado, a mensagem ensina a localizar o arquivo Jdbgmgr.exe. Claro, o arquivo está lá, no diretório de sistema do Windows. E, curioso, também está na máquina do colega ao lado. Logo, todos foram contaminados. Essa é a lógica que o boato tenta implantar.

Na verdade, Jdbgmgr.exe é um legítimo arquivo do Windows, identificado como Microsoft Debugger Registrar for Java . Mas a mensagem do boato instrui o destinatário a apagar esse arquivo e a não se esquecer de limpá-lo da própria Lixeira.

Em resumo: o tal vírus Jdbgmgr.exe não existe. A brincadeira de mau gosto quer levar o usuário desavisado a apagar um arquivo do Windows. E mais: também quer levá-lo a espalhar o alerta a amigos e colegas de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame