Exame Logo

Vem aí um P2P para barrar spams

SÃO PAULO - No próximo mês, deverá surgir oficialmente uma empresa que está criando um sistema peer-to-peer para divulgar informações sobre e-mails comerciais não solicitados. A nova empresa, que vai se chamar Cloudmark, é obra dos desenvolvedores Vipul Ved Prakash e Jordan Ritter, um dos criadores do Napster. De acordo com o BBCNews, a ferramenta […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h20.

SÃO PAULO - No próximo mês, deverá surgir oficialmente uma empresa que está criando um sistema peer-to-peer para divulgar informações sobre e-mails comerciais não solicitados. A nova empresa, que vai se chamar Cloudmark, é obra dos desenvolvedores Vipul Ved Prakash e Jordan Ritter, um dos criadores do Napster.

De acordo com o BBCNews, a ferramenta anti-spam, batizada como Folsom, quer dar fim à maré de e-mails não solicitados que enlouquecem os internautas. Ela é baseada em uma rede de computadores colaborativos e já foi testada: segundo seus criadores, a Folsom foi um sucesso para barrar e-mails não-desejados, sem causar problemas às mensagens legítimas. A nova tecnologia deversá ser vendida a provedores de internet como um serviço a mais para seus clientes.

Veja também

Na prática, o sistema funciona por com uma chave de 20 caracteres que identifica apenas os spams recebidos pelos membros da rede. Essas assinaturas analizam a mensagem como um todo, e não apenas por certas palavras-chave ou pelos endereços de spammers conhecidos. Depois de gerada, cada assinatura é automaticamente distribuída por todos os membros da rede.

Os testes da Folsom, diz a matéria, conseguiram reduzir o fluxo de e-mails não desejados de 60% para praticamente zero. O sistema ainda incluirá ferramentas para evitar que os spammers burlem a rede fazendo pequenas alterações nas mensagens.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame