Tecnologia

Usuários não conseguem ativar iPhone de US$ 1.000

O contratempo atinge clientes no lançamento do produto mais importante da Apple em alguns anos

iPhone X: alguns consumidores não conseguiram ativar o smartphone após compra (Luke MacGregor/Bloomberg)

iPhone X: alguns consumidores não conseguiram ativar o smartphone após compra (Luke MacGregor/Bloomberg)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 6 de novembro de 2017 às 11h00.

Última atualização em 6 de novembro de 2017 às 11h02.

Alguns clientes do iPhone X disseram que não puderam ativar seus novos aparelhos na sexta-feira, um contratempo do lançamento do produto mais importante da Apple em anos.

Um dos primeiros passos do processo de ativação exige a conexão do telefone à operadora de telefonia celular escolhida pelo cliente. Essas conexões não funcionaram para algumas pessoas nos EUA, o que em essência torna seus dispositivos inutilizáveis, segundo várias queixas postadas no Twitter.

“Seu iPhone não pôde ser ativado porque o servidor de ativação está temporariamente indisponível”, dizia uma mensagem exibida nesses telefones. “Tente conectar seu iPhone ao iTunes para ativá-lo ou tente novamente em alguns minutos.”

A Apple não respondeu a um pedido de comentário. A Verizon Communications afirmou que os modelos que vendeu diretamente aos clientes não tiveram problemas.

“Alguns dos nossos clientes experimentaram um atraso na ativação do iPhone X”, disse Eric Ryan, porta-voz da AT&T. A questão foi resolvida, acrescentou ele, em comunicado enviado na noite de sexta-feira.

As falhas surgiram em um dia de comemoração para a Apple. Grandes filas se formaram do lado de fora das lojas da marca ao redor do mundo porque os consumidores correram para comprar o telefone antes que o estoque acabasse em seu primeiro dia no mercado. A forte demanda pelo telefone até o momento levou a Apple a projetar uma receita recorde no trimestre que termina no fim de dezembro.

Alguns usuários relataram no Twitter que conseguiram se comunicar com a equipe de suporte técnico de suas operadoras e ativaram o celular manualmente com a ajuda de um representante do serviço ao cliente das empresas de telecomunicações. Outros ativaram os telefones novos trocando os chips SIM antigos.

“Estou tentando ativar o iPhone X há mais de uma hora, mas continua dizendo que o servidor de ativação está indisponível”, tuitou um cliente para a operadora AT&T. Outros escreveram dizendo que tentaram ativar seus telefones 200 vezes, mas não conseguiram. As reclamações partiam de clientes da AT&T e da Verizon.

Problemas de ativação também ocorreram no lançamento dos primeiros modelos do iPhone, mas os defeitos se tornaram raros depois das primeiras gerações do aparelho. Os problemas podem ocorrer pelo fato de os servidores de ativação das operadoras estarem sendo invadidos por todos os novos usuários do iPhone X, o que poderia significar uma demanda especialmente forte.

Acompanhe tudo sobre:AppleiPhoneiPhone XSmartphones

Mais de Tecnologia

Muito tempo no celular? Veja dicas para diminuir seu tempo de tela

Dez anos de Spotify no Brasil: o app que extinguiu a pirataria e virou sinônimo de música

O que esperar do balanço da Nvidia, a mais nova queridinha de Wall Street

Quatro operadoras da China se unem para oferecer roaming 5G entre redes

Mais na Exame