Exame Logo

TV aberta segue hegemônica nos investimentos em mídia da AL

Para o Media Book, TV aberta está presente na maioria das casas em todos os países da América Latina e isso se reflete fortemente no investimento publicitário

Televisão: em todos os países monitorados pelo IBOPE Media, TV aberta é meio com maior participação em relação ao total investido em publicidade (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2013 às 17h37.

São Paulo - Cada vez mais presente no dia a dia dos latino-americanos, a internet é um dos principais destaques da edição 2013 do Media Book.

A migração do acesso de locais públicos para o ambiente doméstico impulsionou o acesso à internet em casa, principalmente no Chile (88%), Argentina (83%) e Brasil (79%). Nesses países também ocorre elevada utilização da rede no local de trabalho.

De acordo com o Media Book, a TV aberta está presente na maioria das casas em todos os países da América Latina e isso se reflete fortemente no investimento publicitário. Em todos os países monitorados pelo IBOPE Media, a TV aberta é o meio com a maior participação em relação ao total investido em publicidade . Destaque para o Equador e Nicarágua que do total, 82% foi destinado a TV aberta.

O estudo também aponta que a TV por assinatura tem forte presença. Na Colômbia e Honduras foram registradas as maiores penetrações do meio, com 86% e 84%, respectivamente. Também é na Colômbia que a TV por assinatura tem maior participação no investimento publicitário, quando comparado com os demais países, recebeu 22% do total investido no país.

Veja também

Já o rádio atinge maior penetração na Guatemala (82%), Peru (81%) e Honduras (77%). Porém, os países com as principais participações do meio em publicidade são a Colômbia (19%) e a Costa Rica (17%).

As maiores penetrações do meio jornal na América Latina concetram-se na Colômbia (78%), Guatemala (78%) e em Honduras (76%), que se destaca entre os países que mais investem. Do total revertido em publicidade no país, 29% é destinado ao meio, seguido pela Costa Rica (25%) e Argentina (22%).


O Media Book contempla estas e outras informações sobre o consumo e investimento em mídia em 13 países da América Latina, coletadas durante 2012. Esta publicação anual do IBOPE Media, agora no formato online, está disponível em português, inglês e espanhol, e oferece uma opção de acesso geral e outra de uso exclusivo dos clientes do Instituto.

"O Media Book proporciona uma visão 360° do consumo e publicidade nos meios na América Latina, a partir de um overview completo das informações dos países onde o IBOPE Media está presente. Uma importante ferramenta para identificar oportunidades e para apoiar nas decisões de mídia,“ afirma Antonio Wanderley, chief marketing officer (CMO) do IBOPE Media.

As informações apresentadas no Media Book tem como fonte os estudos regulares do IBOPE Media e são gerados a partir da coleta de dados em: 10.455 domicílios do Painel de Audiência de Televisão (com peoplemeter) na América Latina, 538.160 entrevistas realizadas por ano para pesquisa de rádio, cerca de 69.395 entrevistas realizadas anualmente sobre hábitos de consumo, além do monitoramento de nove meios para investimento publicitário, sendo pesquisados: 229 canais de TV aberta, 162 canais de TV por assinatura, 455 canais de rádio, 703 títulos revista e 244 títulos de jornais.

Acesse o Media Book 2013 aqui.

Para melhor visualização, utilize preferencialmente os navegadores Google Chrome, Opera, Safari ou Internet Explorer (versão 9 ou superior).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaTelecomunicaçõesTelevisãoTV

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame