Especialista revela três dicas para fazer compras online com segurança
No último levantamento realizado pelo SPC Brasil, 8% dos entrevistados afirmam não comprar pela internet por terem receio de não receber o que foi adquirido.
Da Redação
Publicado em 24 de julho de 2015 às 07h16.
Apesar de grande parte dos brasileiros já estar acostumado a realizar compras online, uma pequena parcela ainda não se sente totalmente segura para comprar um produto pela internet.
No último levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 8% dos entrevistados afirmam não comprar pela internet por terem receio de não receber o que foi adquirido.
Para tentar ajudar esses consumidores, INFO conversou com Roney Almeida, diretor de e-commerce da empresa Infracommerce, que sugeriu que os clientes devem prestar atenção em três pontos importantes antes de realizar uma compra online.
1 - Exija as informações básicas da loja online
Desde 2012, o projeto de lei 281/2012, aprovado pelo Senado, estabelece que as lojas eletrônicas do País informem adequadamente o nome empresarial e o CNPJ, endereço físico e demais informações para que o consumidor possa entrar em contato, com facilidade, com o provedor do serviço.
Além disso, ficou assegurado o direito de arrependimento, obrigando o fornecedor a comunicar de imediato à instituição financeira ou à administração do cartão de crédito acerca do arrependimento por parte do consumidor.
2 - Valorize a descrição detalhada do produto
Conhecer detalhes como componentes do produto, tipo de tecido (no caso de roupas), instruções de uso, indicações de tamanho e cor, etc podem levar à decisão de comprar ou não determinado item.
Com informações claras e à vista do cliente, evitam-se experiências negativas.
3 - Confira reviews e opiniões de pessoas próximas
Ponto básico, porém, esquecido no momento da compra "por impulso", é a avaliação que outros clientes já fizeram daquele fornecedor.
Apesar de o fator preço ser bastante preponderante na decisão final de compra, o cliente também deve se certificar de que a promessa feita pela internet será, de fato, cumprida. Uma boa ideia é conversar com amigos próximos e colegas de trabalho.