Tecnologia

Totvs compra RM Sistemas por 164,8 milhões de reais

Negócio acelera a consolidação das empresas nacionais que fazem software de gestão

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h38.

A Totvs (pronuncia-se Tótus) anunciou, nesta quarta-feira (12/4), a aquisição de todo o capital da RM Sistemas por 164,8 milhões de reais. Fundada em 1986 e sediada em Belo Horizonte, a RM Sistemas é especializada em softwares de gestão empresarial e possui, atualmente, 16 000 clientes e 44 unidades de negócios, que ocupam 1 600 funcionários. A companhia também desenvolve softwares para construção civil e educação, entre outras áreas.

O acordo foi bem recebido pelo mercado. Por volta do meio-dia desta quinta-feira (13/4), o primeiro dia após o anúncio da operação, as ações da Totvs apresentavam uma valorização de 10,27%, sendo negociadas a 40,80 reais o lote de mil ordinárias. Na primeira metade do pregão, foram registrados 138 negócios com os papéis.

O valor do negócio pode subir em 41,2 milhões de reais se, em fevereiro de 2007, determinadas condições de desempenho da empresa forem alcançadas. Para tanto, a Totvs também efetuou um depósito em conta apropriada desta quantia, que só será liberada para os antigos controladores da RM Sistemas no início do próximo ano, se as condições acertadas forem cumpridas. Tais medidas de performance ainda não foram divulgadas.

A operação ainda necessita da aprovação dos acionistas da Totvs, em assembléia extraordinária a ser marcada. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) também deverá analisar a transação. Por ser de capital fechado, a RM Sistemas não divulga seu faturamento.

Maior empresa de software da América Latina, a Totvs surgiu da fusão da paulista Microsiga com a catarinense Logocenter, em fevereiro de 2005. Segundo o balanço da companhia, a receita bruta consolidada, no ano passado, foi de 247,301 milhões de reais, o que significou um crescimento de 43% sobre o ano anterior. Seu lucro líquido, 15,235 milhões de reais, marcou um incremento de 56% sobre os 9,8 milhões de 2004.

Ainda não se sabe se a transação será em dinheiro ou em ações da Totvs. Em 9 de março deste ano, a Totvs abriu seu capital e começou a negociar suas ações no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo. A operação envolveu a emissão de 8,9 milhões de ações ordinárias na distribuição primária e de mais 5,47 milhões de papéis, na oferta secundária. O volume captado pela empresa - 460 milhões de reais - ficou acima do esperado pelos analistas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

TikTok passa a testar vídeos de 60 minutos e acirra disputa com YouTube

Como tirar o online do WhatsApp no Android? Confira o tutorial no app

Como escanear documentos no seu smartphone sem instalar nada

Como descobrir uma fonte a partir da imagem pela internet

Mais na Exame