TikTok está trabalhando em cópia do Clubhouse

Clubhouse foi banido na China e indústria do país trabalha em cópias da rede social de conversas por áudio

A controladora do TikTok, ByteDance, está desenvolvendo um aplicativo semelhante com o Clubhouse em meio a uma corrida no setor para criação de serviços semelhantes à rede social por voz norte-americana, que passa por sucesso global.

Pelo menos uma dezena de aplicativos semelhantes foram lançados no mês passado na China, em um movimento que se intensificou quando o país bloqueou o Clubhouse em fevereiro diante de discussões de usuários que participam de debates sobre campos de detenção em Xinjiang e independência de Hong Kong.

Os novos apps incluem o relançamento na semana passada do Mi Talk, da Xiaomi, na forma de um aplicativo que adiciona apenas membros que receberam convites para o serviço voltado a profissionais. Outros apps semelhantes estão em desenvolvimento, afirmaram executivos do setor.

Os planos da ByteDance ainda estão nos estágios iniciais, afirmaram duas fontes. A ByteDance não comentou o assunto.

O sucesso do Clubhouse, que é capaz de hospedar até 8 mil pessoas por sala de bate-papo e atraiu personalidades como os presidentes da Tesla, Elon Musk, e da corretora online Robinhood, Vlad Tenev, ressaltou o mercado potencial para serviços de comunicação por voz.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.