Tecnologia

Tecnologia chinesa atrai interesse internacional na 4ª Exposição Global de Comércio Digital

Óculos de realidade aumentada, clones digitais em 3D e plataformas de recrutamento com IA atraem empresários da África, Ásia e Oriente Médio

Dispositivos de realidade aumentada fazem parte das inovações apresentadas na exposição (AFP/AFP)

Dispositivos de realidade aumentada fazem parte das inovações apresentadas na exposição (AFP/AFP)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 29 de setembro de 2025 às 16h19.

De óculos de realidade aumentada (AR) à impressão 3D, de modelos de imagem médica a plataformas de serviços de talentos com inteligência artificial (IA), a tecnologia chinesa despertou interesse de visitantes e empresários estrangeiros na 4ª Exposição Global de Comércio Digital. A feira mostrou como as soluções digitais da China estão ampliando a presença de produtos e serviços no mercado global.

No estande da Rokid, fabricante de óculos AR, o modelo AI+AR permite sobrepor informações digitais ao ambiente real, oferecendo funções como teleprompter, tradução, navegação, fotografia, pagamento e respostas via IA. Empresários estrangeiros buscaram informações sobre o produto, e um comerciante da África Ocidental demonstrou interesse em se tornar agente da marca.

Inovações médicas reduzem custos e aceleram diagnósticos

Na área médica, no estande da Hangzhou Diagens Biotechnology, foi apresentado o modelo de imagem médica que suporta 19 modalidades e permite criar modelos específicos de doenças com algumas centenas de amostras em poucos dias, reduzindo em mais de 90% o custo de desenvolvimento em comparação a métodos tradicionais.

div]:bg-bg-000/50 [&_pre>div]:border-0.5 [&_pre>div]:border-border-400 [&_.ignore-pre-bg>div]:bg-transparent [&_.standard-markdown_:is(p,blockquote,h1,h2,h3,h4,h5,h6)]:pl-2 [&_.standard-markdown_:is(p,blockquote,ul,ol,h1,h2,h3,h4,h5,h6)]:pr-8 [&_.progressive-markdown_:is(p,blockquote,h1,h2,h3,h4,h5,h6)]:pl-2 [&_.progressive-markdown_:is(p,blockquote,ul,ol,h1,h2,h3,h4,h5,h6)]:pr-8">

_*]:min-w-0 standard-markdown">

Clones digitais e plataformas de talentos

A Hangzhou Second Life Technology apresentou tecnologia de clones digitais e figuras físicas em 3D. Sob a liderança de Jian Lina, a empresa demonstrou como seu escâner captura características de uma pessoa em 360 graus, gera um modelo tridimensional com algoritmos de IA e imprime uma réplica em 3D. A IA ajusta cores e texturas de pele durante a impressão. Esses avatares digitais podem ser usados em jogos e no metaverso. Segundo Jian, equipamentos da empresa já chegaram a Singapura, Japão, Estados Unidos e regiões da África.

A Putclub Education apresentou a plataforma WiseMatch, baseada em IA, que conecta candidatos e empresas de recrutamento. A ferramenta permite correspondência eficiente de vagas e perfis por meio de diálogo com IA. Funcionários do estande relataram consultas de empresários e visitantes do Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Tailândia, Malásia, Sri Lanka, Paquistão e Nigéria, com interesse na adoção da plataforma.

Acompanhe tudo sobre:BiotecnologiaTecnologia

Mais de Tecnologia

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs

Samsung recebe licença dos EUA para exportar equipamentos à China, diz Reuters