Tecnologia

Software robô produz vídeos jornalísticos sozinho

Depois dos sistemas que escrevem matérias jornalísticas, surge um que produz um vídeo de reportagem em 10 minutos quase sem interferência humana

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 3 de outubro de 2013 às 13h02.

São Paulo -- A startup israelense Wochit criou um aplicativo robô que produz um vídeo jornalístico em 10 minutos quase sem interferência humana. A empresa já produz cerca de 450 vídeos por dia. Eles são publicados em diversos sites da web, incluindo o Yahoo!.

O software da Wochit (o nome parece ser uma contração de “watch it”, assista) parte de uma notícia fornecida por uma agência como a Reuters. Ele analisa o texto e monta uma sequência de fotos, vídeos e trechos de áudio relacionados com ele, além de adicionar vinheta de abertura e legendas.

Os humanos só entram em ação em dois momentos, relata o site All Things D. O primeiro é quando alguém dá uma olhada no vídeo para conferir se ele está aceitável. O segundo é quando um locutor lê um resumo da notícia, gravando a narração que será incluída no vídeo.

O All Things D conversou com Keith McAllister, fundador e CEO da Wochit. Ele diz que o objetivo da empresa é criar um sistema de autosserviço. Interessados poderão fazer o upload de um texto num site da web e, minutos depois, baixar um vídeo pronto para uso.

O resultado é apenas passável. Ninguém vai confundir uma dessas reportagens produzidas automaticamente com um documentário da National Geographic. Mas o fato é que os vídeos robóticos estão se espalhando pela web.

Por enquanto, os vídeos da Wachit estão disponíveis apenas em inglês. Confira, por exemplo, esta reportagem sobre o naufrágio de um barco de migrantes no Mediterrâneo:

http://api.wochit.com/api//wochitplayer.js?autostart=false&width=590&height=332&code=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&pid=A374GH&progn=wochit

Acompanhe tudo sobre:InternetRobóticaVídeos

Mais de Tecnologia

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários