Exame Logo

Site eBay faz lance alto pela Índia

Por US$ 50 milhões, empresa adquire o Baazee.com, maior serviço de leilões;via internet do país

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h26.

Em mais uma demonstração de que a internet superou o jejum de grandes negócios, o eBay, site americano de leilões, anunciou a aquisição por 50 milhões de dólares do Baazee.com, maior site do gênero na Índia, sediado em Mumbai. A compra, de acordo com o The Wall Street Journal desta quarta-feira (23/6), reflete a ênfase da empresa na expansão por meio da abertura de novos mercados. O negócio ocorre logo depois da aquisição do chinês EachNet.

No último relatório trimestral, 40% da receita de 756 milhões de dólares do eBay são provenientes de negócios internacionais. Ainda conforme o WSJ, o forte desempenho das ações da empresa neste ano, com valorização acumulada de 38%, se deve em grande medida ao bem-sucedido crescimento tanto em novos territórios quanto em novas categorias de produtos, como automóveis.

Veja também

Em números absolutos, a Índia ainda é um mercado pequeno de internet. A estimativa é de 17 milhões de usuários da rede, ante 84 milhões na China e 188 milhões nos Estados Unidos. Mas os executivos da pontocom consideraram o enorme potencial de crescimento do mercado indiano, o segundo maior em termos populacionais, atrás apenas do chinês. "Será um mercado muito grande. Para nós, trata-se de um movimento de longo prazo", afirma William Cobb, vice-presidente de operações internacionais do eBay. Atualmente, o Baazee.com registra um movimento similar ao de sites do eBay na Suíça e Cingapura. Um de seus fundadores, Suvir Sujan, 32 anos de idade, afirma que o negócio é promissor porque a maior parte das pequenas cidades indianas não são bem servidas por redes varejistas.

Nos últimos anos, o eBay fincou estacas na Coréia do Sul, adquirindo a Internet Auction, e na maior parte da Europa Ocidental, com o iBazar Group. Retirou-se do Japão, batido pela concorrência do Yahoo Japan. Ainda não tentou entrar na Europa Oriental e na Rússia.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame