Setor de tecnologia pressiona ações europeias após SAP alertar sobre lucro
As ações europeias fecharam em queda nesta segunda-feira, reduzindo os ganhos da sessão anterior, com o alerta sobre o lucro da SAP
Da Redação
Publicado em 20 de outubro de 2014 às 16h02.
As ações europeias fecharam em queda nesta segunda-feira, reduzindo os ganhos da sessão anterior, com o alerta sobre o lucro da SAP golpeando papéis do setor tecnológico.
O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, caiu 0,58 por cento, a 1.272 pontos, diminuindo a alta de 2,8 por cento registrada na sexta-feira que foi motivada por indicadores macroeconômicos positivos sobre os Estados Unidos.
A ação da desenvolvedora de softwares alemã SAP recuou 5,8 por cento após a companhia cortar sua estimativa de lucro operacional para o ano, juntando-se aos diversos alertas sobre lucro e vendas de companhias de tecnologia nas últimas semanas.
O índice de tecnologia do STOXX 600 caiu 2,4 por cento.
A SAP registrou o pior desempenho no alemão DAX, levando o índice a ter performance mais fraca do que seus pares. O DAX acumula queda de cerca de 8 por cento em outubro, após dados levantarem dúvidas sobre a resiliência econômica da Alemanha.
Tanto o setor tecnológico quanto o índice de blue chips alemães são sensíveis ao crescimento econômico, ou altamente "cíclicos".
"É tudo uma questão de crescimento neste momento. Setores cíclicos têm tido desempenho mais fraco nos últimos meses... (e) quanto à SAP, é um resultado do clima de investimentos corporativos", disse o estrategista de mercado da BGC Partners Mike Ingram.
"As pessoas não acreditam que a ampla aceleração do crescimento econômico global que era esperada no início do ano vai se concretizar". Ele considera que a alta exposição do DAX a ações sensíveis ao crescimento deve manter o índice pressionado.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,68 por cento, a 6.267 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,5 por cento, a 8.717 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,04 por cento, a 3.991 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,86 por cento, a 18.540 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,42 por cento, a 9.915 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,17 por cento, a 5.037 pontos.