SanDisk planeja ofensiva no mercado de música digital
Mais conhecida como fabricante de chips de memória, empresa quer se firmar como segunda maior produtora de tocadores de música digital dos Estados Unidos
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h35.
A SanDisk prepara uma nova ofensiva no mercado americano de tocadores de música digital, com o objetivo de se consolidar como a segunda maior do setor, atrás apenas da ainda distante líder Apple, cuja linha de produtos iPod detém mais de três quartos desse mercado nos Estados Unidos. Em breve, a empresa pretende lançar um tocador de MP3 que será vendido a 249,99 dólares - o Sansa e280. Seu principal apelo é a capacidade de armazenamento de dados, que chega a 8 gigabytes, suficiente para 2 000 canções. É o dobro do que pode armazenar o iPod Nano, o tocador mais vendido da Apple. Além disso, o Sansa e280 será cerca de 30% mais barato que o concorrente.
"Para nós, a batalha é para nos estabelecermos claramente como o número 2 do setor, distante de concorrentes como Creative, Samsung e Sony", afirma o presidente executivo da Sandisk, Eli Harari. As iniciativas já estão dando resultado. Uma combinação de preços baixos e lançamentos fez com que a empresa saltasse do terceiro para o segundo lugar no mercado americano de tocadores de MP3 no último ano. De acordo com a consultoria NDP Group, a participação da SanDisk triplicou em 12 meses, saltando de 3,1%, no segundo trimestre de 2005, para 9,7% no mesmo período deste ano. Embora tenha conquistado a vice-liderança do setor, o avanço ocorreu mais sobre os concorrentes menores do que sobre o mercado da Apple. A líder perdeu apenas 0,3 ponto percentual de mercado na comparação, baixando de 75,9% para 75,6%.
De acordo com o americano The Wall Street Journal, as iniciativas não pararão aí. Para as festas natalinas, a SanDisk espera combinar uma política agressiva de corte de custos e preços, a fim de lançar um novo aparelho cujo custo será menor que 100 dólares. Embora afirme que seu objetivo não é um combate direto com a Apple, a companhia dá sinais de que não se intimidará. "A barreira de entrada no mercado de MP3 não é tão elevada quanto a Apple gostaria de acreditar", afirma Harari.
A SanDisk é mais conhecida como fabricante das chamadas "flash memory", um chip de memória mais resistente e de maior capacidade de armazenamento, utilizado em tocadores de MP3, câmeras digitais e telefones celulares. De acordo com especialistas, a experiência com essa tecnologia lhe dá uma vantagem sobre os concorrentes, pois a SanDisk pode contar com chips de memória a preços mais baixos para seus tocadores.