Samsung anuncia linha QLED TV com tela que fica sempre ligada
Smart TVs têm tela 4K, funcionam como central de controle de internet das coisas e se integram ao design da sala
Lucas Agrela
Publicado em 30 de maio de 2018 às 05h55.
Última atualização em 30 de maio de 2018 às 22h36.
São Paulo – A Samsung anuncia nesta semana no Brasil a linha QLED TV, que traz televisores com a tecnologia mais recente da marca. Seu principal diferencial é o Modo Ambiente, um recurso que deixa a televisão com a tela sempre ativa, exibindo imagens que se adequam à parede ou ambiente onde ela está.
A nova linha é composta por quatro modelos de TVs com tamanhos diferentes, que chegarão ao mercado brasileiro em julho, depois do período da Copa do Mundo na Rússia . Eles são chamados Q6, Q7, Q8 e Q9, listados em ordem crescente de preços e quantidade de recursos. As opções de telas do portfólio variam de 49 a 75 polegadas. Os preços sugeridos vão de 4.999 reais a 80 mil reais. Essa linha de produtos da Samsung rivaliza com as televisões OLED da Sony e da LG, que lançaram recentemente seus novos aparelhos no Brasil. O OLED, como o QLED, busca oferecer taxas de contraste e fidelidade de cores superiores em relação às TVs com paineis iluminados com LED, que são os mais comuns no mercado.
O modelo mais simples é a Q6 de 49 polegadas (mas há versões de 55 e 65 polegadas), que já oferece recursos como o Modo Ambiente, a assistente pessoal Bixby (que obedece a comandos de voz em inglês), o aplicativo de gestão de dispositivos inteligentes SmartThings e a tela de pontos quânticos com resolução 4K e HDR (recurso que melhora brilho e contraste das cenas). Assim como os demais modelos, a Samsung promete que o produto entrega 100% do volume de cores, ou seja, consegue reproduzir, basicamente, todas as cores conhecidas pelo homem.
A linha mais sofisticada é a Q9, que tem tela de 75 polegadas, resolução 4K e HDR com duas vezes mais brilho do que a Q6. Ela reúne recursos como o controle remoto único, que permite controlar diversos dispositivos com o controle da TV, a conexão única invisível, que faz com que apenas um fio seja visível ao sair da parte de traz da TV, e tem suporte para o suporte No Gap para que ela seja instalada em uma parede de maneira a ficar bem rente, como um quadro.
A partir do modelo Q7, as TVs têm mais brilho do que a Q6 (HDR 1.500 em vez de 1.000), são compatíveis com o suporte No Gap e têm a conexão única invisível–recursos que não estão presentes na versão mais simples.
O modelo Q8 é o único que tem tela curva, com tamanho de 65 polegadas. Sua resolução também é 4K e seu HDR é de 1.500.
A Bixby permite que o usuário dê comandos de voz em inglês por enquanto. A previsão é de que a versão 2.0 da assistente pessoal da Samsung chegue no ano que vem com o idioma português brasileiro habilitado. Com ela na TV, o usuário pode usá-la integrada ao SmartThings, um aplicativo para smartphones (Android e iPhone) e TVs da marca que permite controlar dispositivos conectados como o ar-condicionado Wind-Free –único eletrônico da empresa vendido no Brasil que tem tal integração.
Como funciona o Modo Ambiente
O Modo Ambiente da linha QLED TV funciona como uma forma de integrar o aparelho ao design da sua sala de estar. Porém, para isso, você precisa usar o smartphone. Usando o aplicativo da Samsung, você precisa tirar uma foto da TV no ambiente onde ela está para que seja gerada uma imagem que será compartilhada com o televisor e ela apareça na sua tela.
Desse modo, em poucos instantes, você consegue adaptar todos os novos modelos de TVs da Samsung ao visual do local onde eles estão. O recurso ainda é sem igual no mercado. Vale mencionar que a Philips já fez algo levemente semelhante, com o modo Ambilight, que reproduzia em luzes na parte traseira da televisão na mesma tonalidade predominante em cada cena.
De acordo com Erico Traldi, diretor associado de TV da Samsung Brasil, o consumo de energia do Modo Ambiente seria pequeno, comparável ao de um decoder de TV por assinatura.
Com o lançamento da nova linha QLED, a Samsung informou que não deve ajustar os preços das TVs da mesma linha lançados no ano passado, mas ressaltou que podem haver promoções desses produtos neste ano.