Robô corredor bate recorde de Usain Bolt

O robô Cheetah, novo projeto militar em desenvolvimento pelo Pentágono, nos Estados Unidos, deixou para trás recorde do velocista jamaicano

São Paulo - Usain Bolt pode ter entrado para a história com seu bicampeonato nas duas provas mais rápidas do atletismo nas Olimpíadas de 2012, mas não demorou muito (apenas um mês, na verdade) para que o veloz jamaicano encontrasse um adversário à altura. 

O homem mais rápido do mundo já é mais lento que o robô Cheetah, novo projeto militar em desenvolvimento no Pentágono, nos Estados Unidos.

A máquina de quatro pernas cravou 28,3 milhas por hora em testes esta semana - o  equivalente a quase 45 quilômetros por hora, deixando para trás a média de 37 quilômetros por hora conquistadas pelo atleta. A marca foi registrada nos 100 metros rasos em 2009, quando Bolt bateu o recorde mundial em 9,58 segundos. 

Assista ao vídeo de testes do Cheetah 

Máquinas de guerra

Por enquanto, as proezas do Cheetah foram testadas apenas em "ambientes artificiais". O projeto é da empresa de engenharia americana Boston Dynamics, que construiu o robô com ajuda da Darpa, divisão do Departamento de Defesa. Os mesmos cientistas gestam outro grande projeto de automação do governo, o não menos impressionante robô AlphaDog.


O primo mais velho de Cheetah também tem seus truques: a máquina autônoma é capaz de carregar 180 quilos de equipamentos por uma distância de 32 quilômetros em qualquer terreno. O super-robô que parece ter saído de um filme de guerra futurista tem seu próprio GPS e está sendo testado para dar apoio às forças americanas em campo de batalha. 

Por enquanto, os dois ainda são protótipos. Ainda sobre o Cheetah, a própria Boston Dynamics se posicionou defendendo o recordista jamaicano em comunicado à imprensa. "Precisamos ter em mente que o robô correu sem a resistência do vento e numa esteira rolante". Como todos já esperaravam, "Lighting Bolt", aquele que corre na velocidade da luz, ainda é um atleta superior.

Assista ao vídeo de testes do AlphaDog

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.