Proposta proíbe venda casada de software
Um projeto em discussão no Congresso pode proibir fabricantes de PCs de forçar a venda casada de software. A idéia é da deputada Raquel Teixeira, do PSDB de Goiás. Raquel propõe proibir, nas vendas para órgãos do governo, contratos que obriguem o comprador de hardware a também comprar licença de software. Na opinião de Raquel, […]
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h22.
Um projeto em discussão no Congresso pode proibir fabricantes de PCs de forçar a venda casada de software.
A idéia é da deputada Raquel Teixeira, do PSDB de Goiás. Raquel propõe proibir, nas vendas para órgãos do governo, contratos que obriguem o comprador de hardware a também comprar licença de software.
Na opinião de Raquel, a venda casada favorece grandes grupos de software e prejudica pequenos fabricantes. O projeto prevê que a venda casada será permitida se o fabricante comprovar que tal dispositivo só funciona com determinada solução de software.
O projeto será ainda analisado pela Comissão de Justiça, que analisa se a medida não é contraditória com outros dispositivos da Constituição. O projeto não prevê a proibição da venda casada em vendas diretas ao consumidor.