As personalidades do ano segundo o Yahoo Brasil
Em um ano de Copa do Mundo e eleições presidenciais, não faltaram personalidades para roubar a cena do noticiário em 2014.
Da Redação
Publicado em 30 de dezembro de 2014 às 12h38.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h45.
Em mais uma retrospectiva do ano que passou, o Yahoo divulgou quem foram as personalidades mais procuradas de 2014 em seu site. Com a Copa do Mundo e as Eleições Presidenciáveis em nosso país, não faltaram pessoas importantes para serem relembradas. Veja a seguir, em nossa galeria, as 17 personalidades do ano segundo o portal:
O prefeito de São Paulo foi a personalidade mais procurada do ano no Yahoo. Haddad resolveu encarar de frente o culto aos automóveis na cidade e criou faixas exclusivas de ônibus em suas principais avenidas. A capital passou a contar com 121,3 km de vias exclusivas para bicicletas, e a prefeitura de São Paulo tem como meta entregar 400 km de ciclovias até o fim do mandato de Haddad.
Em segundo lugar na lista, Gabriel Medina é surfista profissional brasileiro e o atual campeão mundial de surf. Foi em Pipeline, no Havaí, que ele conquistou o título mundial, inédito para o Brasil. Para isso, ele desbancou dois dos maiores nomes da modalidade de todos os tempos: o australiano Mick Channing e ninguém menos do que o norte-americano Kelly Slater, 11 vezes vencedor da competição.
Fechando o pódio da lista está o político Levy Fidelix, que foi candidato à presidência do Brasil neste ano pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro. O candidato dominou o noticiário nacional ao defender a redução da maioridade penal e, principalmente, se posicionar contra o casamento civil de pessoas do mesmo sexo. "Aparelho excretor não reproduz, afirmou em um dos debates televisivos, causando grande polêmica.
Outra candidata à presidência, mas pelo Partido Socialista Brasileiro, Marina Silva havia primeiro se candidatado à vice de Eduardo Campos, que acabou falecendo em um acidente de avião no dia 13 de agosto.
O doleiro Alberto Youssef foi o principal alvo das investigações que a Polícia Federal realizou na Petrobras, por meio da Operação Lava-Jato. Youssef é investigado por supostamente ter desviado dinheiro da estatal.
O candidato à presidência pelo Partido da Social Democracia Brasileira é neto de Tancredo Neves. Ele recebeu mais de 51 milhões de votos (48,36% dos votos válidos) durante as eleições, resultando no pleito presidencial mais disputado desde a redemocratização do país, em 1985.
O zagueiro da seleção brasileira, que emocionou o país ao chorar em uma entrevista no fim do jogo contra a Alemanha e pedir desculpas aos brasileiros, ficou em 7º lugar na lista dos mais procurados no Yahoo.
Dono de uma fortuna estimada em mais de 30 bilhões de dólares, Eike Batista chegou a se tornar o oitavo homem mais rico do mundo. O empresário anunciou que suas empresas fariam grandes extrações de petróleo e minério mundo afora, mas não conseguiu cumprir essas metas e suas ações desabaram, fazendo com que praticamente perdesse toda sua fortuna. Ele é agora acusado de crimes contra o mercado financeiro, já que teria supostamente fraudado balanços sobre as jazidas que controlava.
George Alexander Louis, que nasceu em 22 de julho de 2013, é o terceiro na linha de sucessão ao trono britânico, atualmente ocupado pela rainha Elizabeth II. O pequeno é filho do Príncipe William e da Duquesa de Cambridge, Catherine Middleton.
Neste ano, a modelo brasileira voltou a ser citada entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes (subiu da 95ª para a 89ª colocação). Em agosto, foi apontada pela mesma publicação como a top model mais bem paga do mundo.
O ator, humorista, roteirista e poeta brasileiro é um dos cofundadores do Porta dos Fundos, canal no YouTube que conta com mais de 9 milhões de fãs.
A ex-modelo e chef de cozinha brasileira é também dona do restaurante Maní, que fica em Pinheiros, na cidade de São Paulo. Helena ganhou grande destaque neste ano ao ser eleita a melhor chef do mundo. O prêmio Veuve Clicquot é uma categoria especial do Worlds 50 Best, da revista britânica Restaurant, que todo ano elege os 50 melhores restaurantes do mundo. É a primeira vez que uma brasileira alcança essa posição.
Jihadi John é membro da organização terrorista Estado Islâmico e chocou o mundo ao ter divulgado um vídeo em que decapitava o jornalista norte-americano James Foley.
A atriz queniana nascida no México ganhou, neste ano, o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em 12 anos de Escravidão. Ela ainda foi convidada a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que escolhe os vencedores da estatueta para cada categoria. Também neste ano, foi eleita a mulher mais bonita do mundo pela revista People.
A paquistanesa Malala Yousafzai se tornou mundialmente conhecida aos 15 anos, quando levou um tiro na cabeça de talibãs paquistaneses, acusada de prejudicar o islã por estar indo à escola. Ela sobreviveu ao ataque e se refugiou no Reino Unido. A partir daí, se tornou porta-voz dos direitos das crianças (especialmente mulheres) a ter acesso à educação. Atualmente, Malala roda o mundo participando de palestras e eventos pregando contra a miséria e o analfabetismo. Neste ano recebeu vários prêmios, incluindo o Nobel da Paz, sendo a pessoa mais jovem a ser agraciada.
O político paulista Paulo Maluf enfrentou uma série de problemas com a justiça no ano que passou. Em 2013, foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por superfaturamento das obras do túnel Ayrton Senna, na capital paulista, e teve seus direitos políticos suspensos por cinco anos, o que inviabilizaria sua candidatura à reeleição na Câmara dos Deputados. Neste ano, mesmo barrado pela Lei da Ficha Limpa, Maluf saiu em campanha para deputado federal e recebeu mais de 250 mil votos. Agora, ele espera que o TSE ou o Supremo Tribunal Federal liberem sua candidatura para que os votos sejam validados e ele possa continuar no cargo.
Além de ganhar a Copa do Mundo, a seleção alemã de futebol ganhou, também, o coração dos brasileiros. E grande parte disso aconteceu por conta do atacante Lukas Podolski. Por meio de seu perfil no Instagram, o jogador brincou com crianças, fez pose de marrento ao lado de policiais e apareceu com a camisa da seleção brasileira e do Flamengo. Também fez comentários sobre churrascos e novelas. Tudo isso acompanhado de textos em português e hashtags como #énois ou #tudonosso.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5GLilium, de aviões elétricos, encerra operações após falência e demissão de 1.000 funcionáriosGoogle cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz siteXerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão