Tecnologia

Operadora NTT DoCoMo venderá iPhone no Japão, dizem fontes

Maior operadora de telefonia móvel japonesa NTT DoCoMo deverá começar a vender iPhones ainda este ano


	iPhone: a DoCoMo resistiu por muito tempo em ofertar o iPhone para seus 60 milhões de clientes devido a discordâncias com a Apple sobre marca e margens
 (Getty Images)

iPhone: a DoCoMo resistiu por muito tempo em ofertar o iPhone para seus 60 milhões de clientes devido a discordâncias com a Apple sobre marca e margens (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2013 às 19h02.

Tóquio - A maior operadora de telefonia móvel japonesa NTT DoCoMo deverá começar a vender iPhones ainda este ano, ajudando a Apple a estender seu alcance em um país onde tem mais de três vezes a participação de mercado da rival Samsung Electronics.

A DoCoMo resistiu por muito tempo em ofertar o iPhone para seus 60 milhões de clientes devido a discordâncias com a Apple sobre marca e margens de vendas, mas perdeu participação de mercado para as rivais menores Softbank Corp e KDDI Corp, que têm distribuído o smartphone mais vendido no Japão desde 2008 e 2011, respectivamente.

A DoCoMo deverá começar a vender o iPhone no outono (do hemisfério norte), disseram fontes familiarizadas com o assunto à Reuters. As fontes não detalharam as condições do acordo.

Outras fontes disseram que entre os pontos de atrito entre as duas empresas está a exigência da DoCoMo que seu logotipo fosse impresso em todos os telefones que vende, enquanto a Apple insiste que seus produtos sejam vendidos sem alterações.

Observadores do mercado também especulam que o gigante de tecnologia dos EUA exige que as vendas do iPhone respondam por mais de 50 por cento do total de vendas de celulares de uma operadora, enquanto a DoCoMo tem dito que só está disposta a se comprometer até 20 a 30 por cento.

Questionada sobre o negócio, a DoCoMo disse em um comunicado que não tinha nada para anunciar sobre o assunto. A Apple não pode ser imediatamente contatada para comentar o assunto.

Acompanhe tudo sobre:AppleÁsiaCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPhoneJapãoPaíses ricosSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Adobe lança aplicativo do Photoshop para iPhone

Google quer trocar verificação de segurança de SMS para QR Code

Microsoft corta contratos de data center e levanta dúvidas sobre demanda por IA

Lançamento do iPhone 16e marca saída da Apple do mercado de celulares de entrada