São Paulo - A Research In Motion (RIM) confirmou as especulações e revelou nesta segunda-feira (27) a arma que usará na disputa com a Apple no emergente segmento de tablet PCs. Trata-se de um equipamento com tela de sete polegadas, processador de 1GHz, 1GB de RAM, câmeras frontal e traseira e um sistema operacional inédito: o BlackBerry Tablet OS. A surpresa ficou por conta do nome: nada de BlackPad; o tablet da RIM chama-se PlayBook.
O PlayBook, apesar de não ser um smartphone, faz parte da linha BlackBerry. "Você nunca viu um BlackBerry assim" é a chamada publicitária do aparelho. A apresentação do tablet, que, segundo a empresa, é voltado tanto para grandes empresas como para um "exército de um homem só", foi feita no BlackBerry DevCon, evento voltado para desenvolvedores realizado na cidade norte-americana de São Francisco, na Califórnia.
A RIM descreve o Playbook como "um dispositivo desenhado para dar aos usuários o que eles querem, incluindo navegação descompromissada na web, verdadeira multitarefa e conteúdo multimídia de alta performance, enquanto oferece recursos avançados de segurança, suporte corporativo e uma plataforma inovadora de desenvolvimento para os departamentos de TI e programadores". A empresa parte com tudo para cima do iPad, da Apple, afirmando que o Playbook é um produto "para mudar o jogo" no mercado de tablets.
Com tela de sete polegadas, o Playbook tem dimensões mais próximas do Galaxy Tab, da Samsung, do que do iPad, que tem display de 9,7 polegadas. São 13 centímetros de largura por 19 de altura e 1 centímetro de espessura, o que faz do tablet da RIM o mais fino dos três. O peso é de 400 gramas, contra 730 gramas do iPad.
A tela tem resolução d e1024 por 600 pixels, tecnologia touch-screen capacitiva com multitouch. Entre as demais especificações técnicas estão processador de 1 GHz dual-core; 1GB de RAM; e câmera frontal de 3MP e traseira de 5MP com suporte à gravação de vídeo HD com resolução de 1080p. O aparelho também reproduz vídeos em HD e tem saída HDMI para conexão com tevês de alta definição.
A conectividade é feita por Bluetooth 2.1, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n e conectores microHDMI e microUSB. Por enquanto não há conexão por 3G, mas neste lançamento a RIM já anunciou estar preparando modelos futuros não só com a tecnologia 3G mas também com a 4G.O Playbook permite ainda a realização de videoconferência de boa qualidade, uma vez que traz câmeras HD para gravação e reprodução de vídeos em alta definição, além de dispor de áudio stereo. O rercurso, porém, é só via Wi-Fi, por enquanto.
Uma das características destacadas pela RIM na apresentação do Playbook é a "navegação descompromissada", termo pelo qual a empresa entende a alta fidelidade da experiência web. Em termos mais simples, ela quer dizer que o tablet tem suporte ao Flash, além de outras tecnologias como o Adobe Mobile AIR e o padrão HTML5. "Por mais de uma década, a indústria mobile trabalhou para cobrir o gap entre a web real e os dispositivos móveis", diz a companhia. "O BlackBerry PlayBook fecha esse gap e traz a experiência real e completa da web para os usuários móveis enquanto abre novas e animadoras oportunidades para desenvolvedores e publicadores de conteúdo".
O Playbook ainda pode se conectar aos smartphones da linha BlackBerry por Bluetooth e sincronizar as informações dos aparelhos. Dessa forma, o usuário pode optar por usar o celular em determinados momentos ou o tablet mantendo as informações o tempo todo consigo. A ideia da RIM é explorar a tendência de substituição de netbooks e notebooks por tablets e essa intenção fica clara com a integração entre os sistemas operacionais BlackBerry dos smartphones e do tablet.O primeiro país a encontrar o Playbook à venda será os Estados Unidos, onde o produto estará disponível a partir do início de 2011. Outros mercados recebem o tablet a partir do segundo trimestre. Os preços ainda não foram anunciados.
Ferramenta que permite navegar visualmente pelo mundo tornou-se peça-chave na investigação de um caso de homicídio em Tajueco, um pequeno município espanhol com apenas 56 habitantes