Tecnologia

Empresa que criou site Obamacare tem coleção de fracassos

A CGI, empresa que criou o desastroso site Healthcare.gov, do governo Obama, tem longo histórico de projetos fracassados


	Obama: empresas contratadas põem a culpa no governo pelo vexame do Obamacare
 (Larry Downing/Reuters)

Obama: empresas contratadas põem a culpa no governo pelo vexame do Obamacare (Larry Downing/Reuters)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 28 de outubro de 2013 às 14h21.

São Paulo -- O site Healthcare.gov, que deveria ser uma das principais vitrines do governo Obama, tem causado vexame ao presidente americano por causa das falhas que tornam seu uso quase inviável. Agora, surge a notícia de que a CGI, empresa responsável pelo site na internet, já esteve por trás de vários projetos desastrosos antes.

Desenvolvido ao longo de três anos ao custo estimado em 634 milhões de dólares, o Healthcare.gov, portal do novo sistema de saúde americano conhecido como Obamacare, entrou em operação no dia 1º deste mês. Mas as falhas têm sido tantas que quase ninguém conseguiu usá-lo.

O sistema foi desenvolvido por três empresas. A americana Quality Software Services Inc. (QSSI) montou a parte de processamento de dados de retaguarda. A Booz Allen, que contratou Edward Snowden para prestar serviços à NSA, ficou responsável pelo suporte técnico.

A CGI Federal, subsidiária americana da CGI, a maior companhia de tecnologia da informação do Canadá, criou o site propriamente dito. É na direção da CGI que aponta a maioria das acusações.

Especialistas que examinaram o Healthcare.gov dizem as páginas são terrivelmente pesadas, algo incompatível com um site de alto tráfego. Além disso, várias pessoas apontaram que o site não foi testado com carga total antes da inauguração.


Nesta semana, vários noticiários divulgaram que a CGI tem longo histórico de fracassos em projetos governamentais. A Foxnews relata que a empresa desenvolveu sistemas similares ao Obamacare para os estados americanos de Vermont e Havaí. Nesses lugares, também, houve problemas sérios quando o sistema foi inaugurado.

Outro fracasso, também relatado pela Foxnews, aconteceu na província canadense de Ontário. Lá, a empresa foi contratada para montar um serviço de registro e atendimento a diabéticos ao custo de 46 milhões de dólares. O contrato foi cancelado em 2012 depois de uma série de atrasos e outros problemas.

O noticiário Breitbart informa que a CGI ainda foi responsável, nos anos 90, pelo site do serviço de registro de armas do Canadá, outro fracasso. Após inúmeros atrasos, o projeto, que tinha a oposição dos políticos conservadores canadenses, foi suspenso em 2000 e totalmente cancelado em 2012.

A CGI e as demais empresas contratadas põem a culpa pelo desastre no governo americano, conta a CNN. Elas dizem que o governo requisitou mudanças no último momento e não permitiu que testes suficientemente extensos fossem realizados antes da inauguração do Healthcare.gov.

Mais de Tecnologia

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia

China constrói 1.200 fábricas inteligentes avançadas e instala mais de 4 milhões de estações base 5G