Tecnologia

Nossos valleys

O Brasil começa a ver o surgimento de diversos polos de startups inspirados no californiano Silicon Valley. Conheça os grupos que querem seguir os passos e o nome da região americana

belo-horizonte

belo-horizonte

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2014 às 15h11.

1_Jaraqui Valley (AM)

Em maio, os fundadores da aceleradora FabriQ criaram um mapa da rede de empreendedores de Manaus. No site  jaraquivalley.com há 25 startups. O nome remete a um peixe do Rio Negro.

2_Açaí Valley (PA)

O grupo surgiu após o primeiro evento Startup Weekend Belém, em abril. O mapa, em acaivalley.org, mostra mais de 30 startups, além de incubadoras, aceleradoras e um hackerspace em Belém, no Pará, e arredores.

3_Cajuína Valley (PI)

A bebida regional à base de caju dá nome ao polo que reúne 24 startups, dois grupos de investidores e um espaço de coworking em Teresina. Todos estão no mapa cajuinavalley.com.br.

4_ Jerimum Valley  (RN)

Ingrediente da culinária potiguar, o jerimum, ou abóbora, virou símbolo da comunidade empreendedora no ano passado, que reunia pouco mais de dez empresas. A página no Facebook traz notícias e eventos.

5_Sururu Valley (Al)

O grupo surgiu em 2012, quando realizou o primeiro encontro em Maceió. Seu nome remete a um conhecido molusco do Nordeste. Reúne mais de 30 startups na capital do estado.

6_Caju Valley (SE 

O Caju Valley, referência à capital Aracaju, foi criado em 2013 para a divulgação de eventos no estado. Hoje a plataforma cajuvalley.com cadastra startups e reúne parceiros e investidores.

7_San Pedro Valley (MG)

Belo Horizonte é um polo de talentos em tecnologia, com mais de 200 startups no sanpedrovalley.org. O nome surgiu em 2011 e é uma referência ao bairro de São Pedro, que concentra muitos escritórios de empresas.

8_Sapucaí Valley (MG)

A região conhecida como Vale da Eletrônica tem oito universidades e empresas tech, muitas em Santa Rita do Sapucaí. A região com 20 startups está no mapa sapucaivalley.org.

9_Campinas Valley (SP)

A Unicamp, uma das maiores universidades do país, ajuda a cidade do interior paulista a ser referência em empreendedorismo. Há mais de uma centena de startups na região, algumas cadastradas no campinasvalley.org.

10_Floripa Valley (SC) 

Em 2013, os fundadores da agência digital Jimmy criaram uma plataforma para unir os empreendedores locais. No mapa floripavalley.com já são mais de 44 empresas registradas.

Ilustração de Uibirá Barelli 

Acompanhe tudo sobre:INFOStartups

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia