Tecnologia

Nokia Asha 503

O Nokia Asha 503 é um celular básico que poderia ser chamado de feature phone. Seu sistema é bastante simples e pode ser usado sem problemas por quem não está acostumado com um dispositivo com sistema Windows Phone ou Android. O aparelho tem suporte a dois chips de operadoras (microSIMs), câmera de 5MP com flash LED […]

Asha 503

Asha 503

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2014 às 20h49.

logo-infolab

O Nokia Asha 503 é um celular básico que poderia ser chamado de feature phone. Seu sistema é bastante simples e pode ser usado sem problemas por quem não está acostumado com um dispositivo com sistema Windows Phone ou Android. O aparelho tem suporte a dois chips de operadoras (microSIMs), câmera de 5MP com flash LED e seu maior destaque é o baixo custo: 319 reais. Além disso, sua bateria tem ótima durabilidade.

Para facilitar o uso, o Nokia Ash 503 já vem com diversos aplicativos de redes sociais instalados, como é o caso do Facebook, WhatsApp, Twitter, Line e WeChat, por exemplo. Também há alguns jogos que aparentemente são oferecidos gratuitamente ao usuário, mas quando eles são clicados exibem uma notificação de que haverá uma cobrança. Ou seja, eles são pagos. Outros aplicativos estão disponíveis na loja embarcada no celular, mas as opções são escassas. A maioria dos bons apps já está no aparelho no momento da compra.

Design e Construção

A construção do Nokia Asha 503 é retangular, com cantos proeminentes que incomodam um pouco no bolso e na mão. A parte traseira é um monobloco de policarbonato revestido por uma espécie de capa plástica transparente. Na cor preta, riscos em sua estrutura física são bastante visíveis, mas o mesmo não acontece na edição de cor branca. 

Os slots para os dois chips de operadoras e para o microSD podem ser acessados removendo a tampa traseira. Há um ponto fixo na traseira sobre o qual podemos apoiar o polegar e puxar o tampa com os outros dedos. A inovação de design é ótima em termos de usabilidade, mas seu visual lembra o de um botão.

Tela

A tela capacitiva do Ash 503 é básica, com 3 polegadas e resolução de 240 por 320p. Há suporte para 242 mil cores e não às 16 milhões da maioria dos smartphones. O display reconhece somente dois toques ao mesmo tempo, e por conta da baixa resolução, os movimentos e toques na tela não têm muita precisão. Ler longos textos e navegar em sites na internet que não contam com uma versão mobile também não são experiências muito agradáveis, por exemplo.

Usabilidade

O sistema todo é bem simples. A tela de descanso é desbloqueada quando deslizamos o dedo horizontalmente. Há somente uma tela principal, na qual todos aplicativos instalados no celular ficam organizados em quatro colunas.

Passando o dedo novamente na horizontal, para quaisquer dos lados, encontramos uma tela configurável, com notas, chamadas, calendário e aplicativos recentemente acessados.  Toda a navegação aqui é feita na vertical. Essa interface é chamada pela Nokia de Fastlane.

Configuração

O Nokia Ash 503 tem uma configuração muito limitada, que é o suficiente apenas para rodar a Nokia Asha Plataform 1.1.1. No entanto, ele tem conectividades 3G, Bluetooth e Wi-Fi, itens básicos até mesmo em aparelhos simples. Os chips usados neste dispositivos são microSIMs.

A memória interna usada para armazenamento de dados e aplicativos é tão escassa que a fabricante oferece um cartão microSD de 4GB, totalizando 4,13GB disponíveis. Não foram realizados testes de benchmark por falta de apps compatíveis.

Fora isso, há uma porta microUSB para recarregamento de bateria e conexão com o computador e uma saída P2 para fone de ouvido (que vem com o aparelho).

 Bateria

A bateria do Nokia Asha 503 não foi muito bem nos testes do INFOlab. O aparelho aguentou 6h26 de execução de vídeo com Wi-Fi e Bluetooth. A marca, contudo, é superior à do iPhone 5s (6h21). Claro que não há como comparar a quantidade de recursos e de configuração de hardware dos produtos. Mas é um fato que a autonomia de uso do aparelho da Nokia foi maior no teste de estresse da bateria do INFOlab.

Câmera

A câmera do Nokia Ash 503 conta com flash LED e tira fotos com 5MP, com resolução máxima de 2592 x 1944 pixels. As gravações de vídeo são em qualidade VGA com 19fps.  Essa é uma câmera bastante simples, um item somente para registrar momentos do dia mesmo, especialmente se forem fotografias posadas. Não há autofoco e o menu da câmera pode ser acessado pressionando o dedo sobre a tela do app de câmera. Ele permite poucas opções de ajustes, como ligar ou desligar o flash, balanço de branco e tamanho das fotos. Há também um temporizador, com opções para captura de imagem após 3, 5 ou 10 segundos. Os efeitos disponíveis no software são quatro três: preto e branco, sépia e negativo.

Foto por: INFO

Foto por: INFO

Considerações Finais

O Nokia Asha 503 é um celular básico com alguns recursos de aparelhos intermediários. Ele é voltado para quem não precisa de um aparelho com um ecossistema de aplicativos completo, como é o caso do Android, iOS e Windows Phone. Também pode ser uma boa opção de segundo dispositivo, dado o seu baixo custo. Além disso, segundo a empresa, o tempo máximo de duração de bateria do dispositivo em espera é de 20 dias.

Ficha técnica

SistemaNokia Asha plataform 1.1.1
ChipsetNão informado
CPU (SoC)Não informado
GPU (SoC)Não informado
RAMNão informado
Armazenamento4,13GB (interno + cartão microSD)
Conexões3G, Wi-Fi e Bluetooth 3.0
Bateria6h26
Peso111g

Avaliação técnica

PrósDual chip, preço atraente, 3G
ContrasBaixa resolução da tela
ConclusãoCelular para quem precisa de aplicativos básicos, pode ser boa opção de segundo aparelho
Configuração6,8
Usabilidade7,0
Diversão6,5
Bateria7,2
Design 7,2
Média7.0
PreçoR$ 319
Acompanhe tudo sobre:BateriasCelularesNokiaSmartphones

Mais de Tecnologia

Boeing lança astronautas da Nasa em nova cápsula espacial na segunda-feira

Jogo de adivinhar local já tem até Copa do Mundo — e brasileiro na disputa

Nokia vai reviver modelo 'tijolão' 25 anos após seu lançamento

Mais na Exame