Na mão: Morpheus, os óculos de realidade virtual da Sony
O aparelho é confortável para uso e bem bom design
Da Redação
Publicado em 21 de março de 2014 às 16h42.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h54.
A Sony apresentou ao mundo nesta semana o headset de realidade virtual chamado Morpheus. Ele teria, inicialmente, aplicação voltada ao mundo dos games, exibindo imagens tridimensionais em Full HD (1080p). Sendo assim, o aparelho concorre diretamente com o Oculus Rift, que foi o primeiro gadget popular criado com esse objetivo. Matt Hill, jornalista da revista inglesa T3 que é parceira da INFO , conseguiu um exemplar do Morpheus com a Sony e as primeiras impressões sobre o produto você confere a seguir.
A primeira coisa que você percebe é a forma polida do dispositivo, mesmo sendo este um protótipo. Se o Oculus Rift DK2 é uma melhoria em relação ao original, mas ainda bastante robusta, com alguns blocos e uma aparência industrial, enquanto o aparelho da Sony é um headset que parece vindo do futuro. O visual futurista a lá Daft Punk é quase engraçado, mas certamente ele é grande, arrojado e difícil de ignorar.
Complexo, o Morpheus tem vários métodos de ajuste, uma cinta para prendê-lo à cabeça, assim como o Oculus Rift, complementado por um mecanismo de ajuste que é ativado com uma chave na parte de dentro do aparelho. Ele se estende para fora e para dentro com um puxão; então, gradualmente o aparelho se aperta ou se afrouxa, dependendo do gosto do usuário, e ajuda a atingir o ponto ideal de VR, bem como 3D. É importante que isso fique certo ou então é tudo aparecerá borrado. Há outro botão na base frontal que permite que toda a parte superior vá para fora, tornando possível que os gamers encostem suas cabeças em algum apoio.
O peso do aparelho é bem distribuído, já que sua construção de plástico circula a cabeça do jogador e faz com que ele se equilibre bem. Mais importante ainda, ele é confortável, com amplo amortecimento para toda e qualquer pressão perceptível na cabeça - na verdade, você pode facilmente esquecer que está usando esse headset durante uma partida. No entanto, como a Sony se esforça em divulgar, este não é um dispositivo de consumo e a sua natureza ainda é um protótipo. Fomos primeiramente assistidos a colocá-lo, em meio às múltiplas correias, no dev-kit por meio de um fio (um acessório proprietário, que recebe imagens e dados de rastreamento) e a usar fones de ouvido separadamente. Este é um produto, como qualquer outro, ao qual você se adapta com o uso, mas tudo parece decididamente novo, mesmo se você estiver familiarizado com o Oculus Rift.
Enquanto o Oculus Rift apresentou o conceito de games de realidade virtual, é necessário que haja um grande nome por trás do projeto para tornar a tecnologia popular e o PlayStation tem esse poder. Outra coisa que fica clara com o Morpheus é que a aplicação em jogos é apenas a ponta do iceberg. Ele pode ser usado na educação, no comércio e até mesmo no turismo. Vale notar que há um rumor de que a Sony traria esse produto pelo mesmo preço que o PlayStation 4 no mercado internacional.
Com um design respeitável, uma experiência tão reveladora e um potencial para aplicações que mudarão as vidas das pessoas além do universo dos games, não seria uma surpresa se o Morpheus chegasse ao mercado antes do esperado. Outra boa notícia é que os desenvolvedores parecem animados com esse aparelho, então, os aplicativos disponíveis para ele podem ser numerosos. No entanto, sem data de lançamento prevista ou preço revelado, tudo que podemos fazer no momento é aguardar com boas expectativas.
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