Samsung negocia fornecimento de chips de memória flash para Sony
Ritmo de expansão do mercado de chips é de 32% ao ano, graças à popularidade dos tocadores de MP3, telefones celulares, câmeras fotográficas digitais e palmtops
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h27.
A Samsung Electronics negocia um contrato de fornecimento de chips de memória flash para a Sony. Com a notícia, as ações da Samsung alcançaram o maior patamar de sua história nesta segunda-feira (26/12). A imprensa coreana afirma que a companhia vai vender à Sony 20% de sua produção.
Caso se concretize o acordo, a Samsung vai fortalecer significativamente seu market share, hoje acima de 50%. Os chips de memória flash (conhecidos como NAND) são parte essencial de câmeras fotográficas digitais, palmtops, tocadores de MP3 e telefones celulares. A popularidade desses equipamentos está ampliando o mercado de chips a um ritmo anual de 32%. As vendas deverão atingir 15,4 bilhões de dólares em 2006, ante 10,8 bilhões neste ano.
Segundo reportagem do diário britânico Financial Times, a Sony precisa de chips de no mínimo oito gigabytes para uma nova série de tocadores MP3 que quer lançar em 2006, na tentativa de aproximar-se da rival Apple e seu campeão de vendas iPod. A Samsung vendeu à Apple 40% de sua produção de chips NAND no segundo semestre de 2005.
Samsung e Sony já possuem uma joint venture para fabricação de telas planas e compartilham patentes em uma ampla gama de tecnologias básicas.