Mais companhias de tecnologia vão fornecer TI como serviço em 2006
Segundo o IDC, expansão moderada dos gastos com tecnologia da informação e pressão da concorrência movida pelo Google vão obrigar os fornecedores e alterar drasticamente modelos de negócio
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h24.
O próximo ano será um período de crescimento moderado dos gastos em tecnologia de informação (TI). Segundo o instituto de análises IDC, o investimento total em TI em 2006 deve crescer 5,5%. A expansão em 2005, na comparação com o ano passado, será de 6%.
Esse ritmo vai forçar mais companhias de tecnologia a fornecer TI como um serviço, afirma Frank Gens, vice-presidente de pesquisas do IDC. Os fornecedores serão pressionados a decidir-se, definitivamente, pelo desenvolvimento de modelos de negócios que rompam os paradigmas atuais.
A maioria dos líderes do mercado de TI, como Microsoft, IBM, Oracle e SAP, alcançaram tal status mantendo um rígido controle sobre o desenvolvimento de seus produtos. Mas esse modelo de inovação por meio de trabalho solitário é uma "espécie em extinção", diz o IDC.
Gens menciona o "efeito Google" como o motor desse processo. "Um ingrediente crítico que veremos em 2006 será a aceleração da 'inovação aberta' e o fornecimento online de TI como um serviço", afirma. "Tais mudanças forçarão as companhias a realizar uma sondagem completa das próprias entranhas."
Para o IDC, a tendência das aquisições vai continuar em 2006. Este ano viu importantes negócios nessa área, como a fusão da Adobe Systems com a Macromedia e a compra, pelo eBay, da Skype.