EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h36.
O número de computadores instalados no mundou superou a marca de 1 bilhão de unidades e, até 2014, esse volume deverá dobrar, informou nesta segunda-feira (23/06) um relatório da consultoria Gartner.
Segundo o levantamento, a base instalada de PCs permanece concentrada principalmente nos mercados maduros. No entanto, os países emergentes já têm participação significativa no crescimento de dois dígitos anualmente nesse mercado.
George Shiffler, diretor de pesquisa do Gartner, afirma que os Estados Unidos, a Europa ocidental e o Japão respondem hoje por 58% da base instalada de PCs, mas esses locais detêm apenas 15% da população mundial.
"Existe uma diferença significativa na penetração per capita dos computadores entre mercados maduros e emergentes. Claro, muito dessa diferença reflete a disparidade nos padrões de vida médios entre esses mercados. Mas o desenvolvimento econômico acelerado nos países em desenvolvimento não está apenas estreitando a diferença entre esses padrões, está preenchendo a diferença na penetração per capita dos PCs entre essas regiões", disse Shiffler em um comunicado.
A expectativa do Gartner é que até 2013 a distribuição per capita dos PCs seja dobrada nos mercados emergentes. O fenômeno deve acontecer nessas regiões principalmente pela expansão da banda larga e conexão sem-fio, além da queda constante no preço médio de venda dos computadores.
A participação dos governos em programas de inclusão digital também deve mudar a equação dos PCs no mundo. Enquanto os mercados maduros representam cerca de 60% dos PCs em operação, o Gartner espera que 70% do próximo bilhão de máquinas vendidas esteja nos países em desenvolvimento.
Em 2007, foram vendidos 10 milhões de computadores no Brasil, segundo a consultoria IT Data. Para este ano, a previsão é de 12,3 milhões de máquinas.