Exame Logo

Lucro da Datasul cresce 51% no 2º trimestre

Novos recursos em caixa e incentivos da lei federal obtidos com mais investimentos em pesquisa e desenvolvimento motivaram o crescimento

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h35.

A Datasul encerrou o segundo trimestre com crescimento de 51,2% no lucro líquido, a 13,4 milhões de reais, revelou o balanço divulgado na terça-feira (05/08).

A elevação, segundo a companhia, esteve relacionada à melhoria da posição financeira, com entrada de recursos em caixa, e menor incidência de impostos sobre o lucro, o que aconteceu em virtude dos benefícios relacionados à lei federal que estimula as empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento.

Veja também

No período, foi investido 12,5% da receita operacional em pesquisa e desenvolvimento, algo em torno de 9,3 milhões de reais. Os recursos foram destinados a desenvolver o sistema ByYou, de gestão via internet que pode ter a interface personalizada para o usuário, para adaptar software para os demais países de atuação da Datasul e ainda para criar novos produtos para a área de saúde.

O faturamento da companhia no período, foi de 75 milhões de reais, crescimento de 39% sobre 2007. Desse total, 11,2 milhões de reais foram referentes a licenças de uso e 16,1 milhões, a assinaturas. O EBITDA, lucro antes do pagamento de juros, impostos, depreciações e amortizações, foi de 17,2 milhões de reais, com margem de 23%.

Segundo a diretora de relações com investidores, Monica Molina, a Datasul se concentrou ao longo do segundo trimestre principalmente na integração das companhias adquiridas - dez no total.

O diretor financeiro da empresa, Renato Friedrich, comentou ainda sobre a proposta de aquisição feita pela Totvs, embora não tenha dado novos detalhes. "A união das duas operações poderá resultar em uma operação mais eficiente, com potencial de mais vendas e redução nos custos combinados", informou.

No final da manhã desta quarta-feira, as ações da Datasul operavam praticamente estáveis na Bovespa, cotadas a 22,70 reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame