Tecnologia

Livros empoeirados? Conheça a biblioteca do futuro

Biblioteca recém-inaugurada é diferente de qualquer coisa já vista em estruturas parecidas


	Os livros são encontrados e entregues aos visitantes com a ajuda de robôs
 (©AFP / Christophe Simon)

Os livros são encontrados e entregues aos visitantes com a ajuda de robôs (©AFP / Christophe Simon)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2013 às 10h11.

São Paulo – Quando visita-se uma biblioteca é comum precisar caminhar por vários corredores em busca do título preferido e, naquelas com manutenção precária, você também pode dar alguns espirros com a poeira. Algumas mais informatizadas até indicam o caminho a seguir para encontrar a obra desejada. Mas nenhuma delas é como a Biblioteca James B. Hunt, da Universidade da Carolina do Norte.

Enquanto muitos decretaram o fim das bibliotecas como consequência inevitável da era digital, a estrutura impressionante da Hunt mostra um outro caminho, ressalta uma reportagem do site Fast Company. Recém-inaugurado, o edifício que abriga os livros impressiona o visitante assim que é avistado. O design foi criado pelo escritório norueguês Snøhetta e foge da tradicional arquitetura caixa de sapato.

Há na Hunt também o já conhecido terminal de busca de livros, mas o bookBot deixa qualquer sistema conhecido no chinelo. Assim que um usuário realiza o pedido da obra no catálogo digital, um robô é ativado num sistema de delivery que automaticamente busca o livro.

A tecnologia utilizada não é nova e já é implementada em indústrias, mas o uso para uma biblioteca é uma novidade. É até possível acompanhar os robôs enquanto eles buscam os livros pedidos. O vídeo abaixo mostra o equipamento em funcionamento, além de outras estruturas digitais impressionantes da biblioteca.

Acompanhe tudo sobre:LivrosRobôsRobótica

Mais de Tecnologia

Intel e AWS anunciam parceria para fabricação de chips de IA

Intel deve receber até US$ 3 bilhões para fabricar chips militares nos EUA

Apple libera iOS 18 nesta segunda; veja quais iPhones receberão atualização

Empresa chinesa assume em padronização do 6G