Tecnologia

John Nash, matemático retratado em filme “Uma mente brilhante”, morre em acidente

O matemático norte-americano retratado no filme “Uma mente brilhante”, John Nash, faleceu na tarde deste sábado (23) em um acidente de carro

John Nash (Getty Images)

John Nash (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2015 às 18h54.

O matemático norte-americano retratado no filme “Uma mente brilhante”, John Nash, faleceu na tarde deste sábado (23) em um acidente de carro.

Segundo relatos, Nash, que tinha 86 anos, havia acabado de retornar da Noruega com sua esposa Alicia, 82, quando o táxi em que estavam se acidentou em uma rodovia de Nova Jersey. Os dois faleceram antes mesmo de chegar ao hospital. O motorista do táxi e o motorista do outro carro ficaram feridos.

Os trabalhos do vencedor do Nobel de 1994 e sua luta contra a esquizofrenia foram retratados pelo personagem estrelado por Russel Crowe no premiado filme de 2001. O ator, inclusive, disse estar chocado com a morte do casal e manifestou solidariedade às suas famílias.

Nash é considerado um dos grandes matemáticos do século 20 e é conhecido por sua originalidade de pensamento. Para ter uma ideia, em uma das cartas recomendação para apoiar sua entrada no programa de doutorado da Universidade de Princeton havia apenas a seguinte frase: “Este homem é um gênio.”

Uma das maiores contribuições do matemático para a ciência foi a famosa “Teoria dos Jogos”, publicada em 1950. Segundo Nash, haveria uma ferramenta matemática simples para analisar uma série de situações competitivas, que vão desde rivalidades corporativas até decisões legislativas. Tal abordagem hoje é difundida em todas as linhas de conhecimento sobre ciências sociais e econômicas e é aplicada em diversos outros campos, como a biologia.

Veja abaixo mais detalhes e curiosidades sobre a carreira de John Forbes Nash:

Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:INFO

Mais de Tecnologia

Na Finlândia, o medo da guerra criou um cenário próspero para startups de defesa

Brasileiros criam startup para migrar tuítes antigos para o Bluesky

Google pode ter que vender Chrome para reduzir monopólio no mercado de buscas; entenda

Conheça a Lark: a nova aposta da ByteDance para produtividade no Brasil