Jerry Yang, co-fundador do Yahoo, volta a presidir a empresa
Terry Semel deixa o cargo de CEO, mas continuará como presidente do conselho de administração, sem atribuições executivas
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h36.
Terry Semel vai deixar o cargo de executivo-chefe do Yahoo, após os fracos resultados que obteve recentemente à frente do negócio. Semel, que continuará na presidência do conselho de administração, será substituído por Jerry Yang, co-fundador do Yahoo. "Nenhum de nós está satisfeito [com os últimos resultados da empresa] ", afirmou Semel em teleconferência com a imprensa, nesta segunda-feira (18/6).
De acordo com o americano The Wall Street Journal, a mudança é uma tentativa de reverter o fraco crescimento da companhia nos últimos tempos, estancar a fuga de executivos, recuperar a confiança dos investidores, e ganhar condições de competir mais acirradamente com o Google.
As mudanças também envolvem a nomeação de Susan Decker como presidente da companhia. Antiga analista de investimentos, a executiva ingressou no Yahoo em 2000 como diretora financeira. Recentemente, havia sido promovida para a direção da área de publicidade da companhia. No novo cargo, Susan vai supervisionar as áreas de propaganda, audiência e publicação de conteúdo do Yahoo. Seus planos são de integrar as três divisões.
As especulações sobre a aposentadoria de Semel circularam durante anos. Ex-executivo de Hollywood, Semel foi contratado pelo Yahoo em 2001. Com 64 anos de idade, o executivo afirmou hoje que a companhia necessita agora de "uma nova liderança, com diferentes habilidades, para que alcance seu pleno potencial".
Em 1994, Yang criou o Yahoo em parceria com David Filo. Inicialmente, o site era apenas uma ferramenta para que a dupla - então estudantes da Universidade Stanford - rastreasse na internet assuntos de seu interesse pessoal. No final dos anos 90, o Yahoo já era o site de maior audiência na internet, mas começou a perder terreno para o Google, que apresentou uma nova tecnologia de buscas e, posteriormente, tornou-se uma máquina de geração de receitas publicitárias.