Em 10 fotos, Intel Sport Club expõe PCs e apps que miram o futuro da computação
A Intel aproveitou um pequeno campeonato de games demonstrar os novos tipos de apps e PCs que podem ser criados com seus processadores
Da Redação
Publicado em 7 de agosto de 2015 às 12h30.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h41.
O Intel Sport Club aconteceu nesta última quarta-feira (5/8) em São Paulo e expôs máquinas e apps baseados nos processadores da Intel. A ideia era demonstrar os tipos de experiências que podem ser criadas com os novos chips.
A estrela da noite foi o HP Sprout, um desktop tudo-em-um conceitual originalmente anunciado no final do ano passado com o objetivo de capturar um crescente mercado de profissionais criativos que trabalham em áreas como a renderização 3D.
A parte "conceitual" da máquina diz respeito a este misto de projetor e câmera estereoscópica que fica no topo do PC. Ele serve como câmera, scanner, segunda tela e até pode projetar um teclado que substitui o teclado físico.
Mesmo no exterior, essa máquina ainda é difícil de encontrar e por essa razão ainda não existem muitas aplicações que usem o projetor. De qualquer maneira, os HP da própria HP são interesasntes por si só. Fui capaz, por exemplo, de usar o Sprout para criar um modelo 3D interativo de um smartphone. O processo de scan envolvia a projeção de linhas progressivamente mais finas sobre o objeto, o que possibilitava a captação de mudanças em sua superfície.
O modelo específico em exposição tinha uma configuração forte, baseada em um Intel Core i7-4790S. Para criar o modelo 3D que mencionamos no slide anterior, por exemplo, ele demorou pouco mais que um minuto. Como a HP ainda não pretende comercializar o Sprout no Brasil, por enquanto só é possível compra-lo no exterior por cerca de 1900 dólares.
Outro destaque foi o emprego das câmeras 3D RealSense no game Marble Mania. Criado pelos brasileiros da AnimaGames, o jogo rastreia os dedos do jogador para simular um jogo de bolinhas de gude.
Muitas outras máquinas já lançadas também estavam expostas, como é o caso do tablet Dell Venue 8 7000 ou do pequeno notebook Acer Switch, ambos baseados em processadores de baixo consumo da família Atom.
Ao final, um campeonato de futebol de botão foi realizado com a apresentação do comediante Paulo Bonfá.
O jogo escolhidopara o campeonato era o Button Soccer. Desenvolvido pelo estúdio de games brasileiro Smyowl, ele usa telas sensíveis ao toque para emular uma partida de futebol de botão.
Os vencedores levaram o desktop tudo-em-um Positivo Aio e o PC de bolso Intel Compute Stick.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Mais na Exame
Inteligência ArtificialIA generativa recorre a livros para crescer