Exame Logo

Indonésia suspende a busca por avião da AirAsia até a manhã da segunda-feira

As autoridades da Indonésia suspenderam ao anoitecer até a segunda-feira de manhã as operações de busca e resgate do avião da AirAsia que desapareceu neste domingo

Air Asia (EFE)
DR

Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2014 às 09h22.

As autoridades da Indonésia suspenderam ao anoitecer até a segunda-feira de manhã as operações de busca e resgate do avião da AirAsia que desapareceu neste domingo com 162 pessoas a bordo.

O aparelho, um Airbus 320-200, voava da cidade de Surabaia, em Java, até Cingapura, quando desapareceu no Mar de Java, que enfrenta condições atmosféricas adversas.

Veja também

A Indonésia dirige as operações de busca com um Boeing das Forças Armadas, três helicópteros e seis embarcações, e Cingapura ajuda com dois Hércules C130, e a Malásia se ofereceu para colaborar.

As autoridades informaram que não encontraram até o momento nenhum destroço ou sinal que possa esclarecer o que aconteceu com o aparelho.

O avião da companhia aérea de baixo custo malaia AirAsia, voo QZ-8501, decolou de Surabaia, em Java, às 5h20 (hora local) e deveria chegar em Cingapura às 8h30 (local, 22h30 em Brasília).

Havia 155 passageiros a bordo, incluídos 16 crianças e um bebê, e uma tripulação de sete pessoas formada por um piloto, um copiloto, um mecânico e quatro aeromoças, informou a companhia aérea.

A AirAsia divulgou a nacionalidade das vítimas: 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um cingapuriano.

Minutos antes de perder a comunicação o piloto solicitou à torre de controle autorização para subir dos 32 mil até os 38 mil pés de altura (dos 9,76 para 11,59 quilômetros) devido ao mau tempo na área, divulgou o Ministério de Transporte da Indonésia.

O avião estava neste momento perto das ilhas Belitung e ao sudoeste de Bornéu.

Acompanhe tudo sobre:AviõesINFOseguranca-digitalTransportesVeículos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame