Exame Logo

'Hackatona do Ônibus' de São Paulo dá prêmios de até R$ 8 mil

Maratona hacker visa criar apps para melhorar mobilidade urbana

Ônibus (Divulgação)

Lucas Agrela

Publicado em 18 de outubro de 2013 às 13h20.

Para melhorar o caótico trânsito da cidade, a prefeitura de São Paulo promove a primeira edição do concurso chamado "Hackatona do Ônibus". O objetivo é que, entre 26 e 27 de outubro, programadores e pesquisadores busquem soluções para a mobilidade urbana, como aplicativos que melhorem a prestação de serviços públicos.

Os três primeiros colocados na maratona hacker ganharão, respectivamente, 8 mil reais, 4 mil reais e 3 mil reais. As inscrições gratuitas terminam à meia-noite desta sexta-feira (18) e podem ser feitas no site do evento São Paulo Aberta. Os grupos podem ter até cinco pessoas.

Veja também

Os inscritos podem usar como base para as ferramentas digitais informações da SPTrans e uma lista de desafios, construída a partir das demandas e necessidades dos usuários de ônibus da capital.

Entre os desafios propostos na lista estão a demanda de passageiros por linha - total de passageiros por veículo em cada uma das linhas da cidade e em quais áreas são encontradas superlotação -, localização dos pontos de ônibus, velocidade dos ônibus, entre outros.

A maratona de desenvolvimento terá início às 9h do dia 26 de outubro de 2013 e terá duração aproximada de 28 horas.

Segundo o regulamento da "Hackatona do Ônibus", na seleção de propostas serão observados os seguintes critérios: adequação aos objetivos propostos; viabilidade de realização; impacto para a população usuária de transporte público e inovação.

A iniciativa é uma parceria da Controladoria Geral do Município (CGM), da SPTrans e da Fundação Getúlio Vargas, esta última será a responsável pela oferta dos prêmios em dinheiro para os vencedores.

Confira aqui o regulamento do concurso.

[Sete apps para ajudar a andar de ônibus]

Acompanhe tudo sobre:HackersINFOSoftware

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Tecnologia

Mais na Exame