'Hackatona do Ônibus' de São Paulo dá prêmios de até R$ 8 mil
Maratona hacker visa criar apps para melhorar mobilidade urbana
Lucas Agrela
Publicado em 18 de outubro de 2013 às 13h20.
Para melhorar o caótico trânsito da cidade, a prefeitura de São Paulo promove a primeira edição do concurso chamado "Hackatona do Ônibus". O objetivo é que, entre 26 e 27 de outubro, programadores e pesquisadores busquem soluções para a mobilidade urbana, como aplicativos que melhorem a prestação de serviços públicos.
Os três primeiros colocados na maratona hacker ganharão, respectivamente, 8 mil reais, 4 mil reais e 3 mil reais. As inscrições gratuitas terminam à meia-noite desta sexta-feira (18) e podem ser feitas no site do evento São Paulo Aberta. Os grupos podem ter até cinco pessoas.
Os inscritos podem usar como base para as ferramentas digitais informações da SPTrans e uma lista de desafios, construída a partir das demandas e necessidades dos usuários de ônibus da capital.
Entre os desafios propostos na lista estão a demanda de passageiros por linha - total de passageiros por veículo em cada uma das linhas da cidade e em quais áreas são encontradas superlotação -, localização dos pontos de ônibus, velocidade dos ônibus, entre outros.
A maratona de desenvolvimento terá início às 9h do dia 26 de outubro de 2013 e terá duração aproximada de 28 horas.
Segundo o regulamento da "Hackatona do Ônibus", na seleção de propostas serão observados os seguintes critérios: adequação aos objetivos propostos; viabilidade de realização; impacto para a população usuária de transporte público e inovação.
A iniciativa é uma parceria da Controladoria Geral do Município (CGM), da SPTrans e da Fundação Getúlio Vargas, esta última será a responsável pela oferta dos prêmios em dinheiro para os vencedores.
Confira aqui o regulamento do concurso.