Tecnologia

Guru do Google diz se inspirar em computador de "Star Trek"

Singhal prevê o auge do "saber por demanda", no qual a informação chegará ao usuário antes mesmo de digitá-la

Amit Singhal, o guru de pesquisas do Google, sobre o motor de buscas "perfeito": "estamos mais perto deste sonho do que nunca teria pensado" (AFP)

Amit Singhal, o guru de pesquisas do Google, sobre o motor de buscas "perfeito": "estamos mais perto deste sonho do que nunca teria pensado" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2014 às 15h53.

Nova Déli - Amit Singhal, o guru de pesquisas do Google, acredita que o motor de buscas do futuro será "um assistente pessoal perfeito", capaz de saber, na hora, o que usuário deseja, como o computador usado pelo capitão James Kirk, da série de ficção Jornada nas Estrelas.

Em entrevista à AFP, em Nova Déli, o encarregado da equipe que gerencia o famoso algoritmo do Google disse que a evolução dos motores de busca está apenas engatinhando com relação ao "Santo Graal da busca" com o qual sonha.

Singhal prevê o auge do "saber por demanda", no qual a informação chegará ao usuário antes mesmo de digitá-la, graças a uma combinação de ferramentas de reconhecimento de voz, compreensão de idiomas e tecnologias táteis.

Desta forma, o motor de buscas do futuro será "o perfeito assistente pessoal, que colocará ao seu alcance todos os saberes técnicos, fortalecendo seu processo de pensamento".

O guru das buscas no Google desbanca as críticas de alguns cientistas, que dizem temer que, ao dispor de toda esta informação, pensar vire algo muito trabalhoso, e habilidades como concentração e memória, percam força.

Para Singhal, é preciso "ensinar as pessoas a nadar a favor da tecnologia e não contra a corrente".

"Com Gutenberg e a imprensa, surgiu a preocupação de que a palavra falada pudesse se destruir. Ao contrário, estamos muito melhor com o saber que ela trouxe", argumentou.

"Com a televisão, se temia que as pessoas deixassem de ler livros, o que não aconteceu", acrescentou o alto funcionário do Google, à frente do buscador da empresa americana desde o ano 2000.

O site de buscas é o núcleo do Google, disponível em mais de 110 idiomas. É a ferramenta de buscas mais usada do planeta e transformou a empresa em uma das mais rentáveis.

Singhal chefia a equipe que administra o algoritmo do motor, continuamente atualizado para dar as respostas mais pertinentes aos milhões de buscas formuladas pelos usuários.

A longo prazo, este fã de Jornada nas Estrelas sonha em construir o famoso computador da popular série de ficção, "capaz de responder instantaneamente a qualquer pergunta que possam fazer".

Através da ferramenta de reconhecimento de voz, o motor de buscas seria capaz de responder a uma pergunta feita em voz alta, como fazia o computador de James Kirk, personagem principal da série.

"Estamos mais perto deste sonho do que nunca teria pensado", afirmou.

Singhal estava em Nova Délhi para anunciar o lançamento da nova versão do Google em hindi.

A grande maioria dos 198 milhões de falantes de inglês na Índia usa a internet. Com esta versão em hindi, espera-se que o número de usuários chegue a 300 milhões.

Singhal disse que a versão em hindi, a língua mais falada na Índia, facilitará o uso da internet "para pessoas como a minha mãe", que se vira melhor em hindi do que em inglês.

"Conhecimento é poder", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Telegram se torna lucrativo após 11 anos, mas enfrenta críticas globais sobre moderação de conteúdo

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia