EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h42.
O grupo mineiro Algar, controlador da CTBC (Companhia Brasileira de Telecomunicações do Brasil) enviou à Telecom Italia uma proposta para comprar a participação da empresa européia na Brasil Telecom.
A Telecom Italia detém 38% das ações da holding Solpart, que tem o controle acionário da BrT. Os outros sócios controladores da BrT são fundos de pensão, como a Previ (Banco do Brasil), e o Citigroup.
A estrutura societária com vários participantes tem causado diversas disputas legais pelo controle da Brasil Telecom, o que motiva um de seus principais investidores, a Telecom Italia, a deixar o grupo.
Além desse fator, a Telecom Italia já anunciou um projeto global de reestruturação para concentrar-se em serviços de redes móveis e banda larga e ter menor atuação em negócios de telefonia convencional.
A saída da Telecom Italia do grupo abriria espaço para a solução do conflito societário. Nesse contexto, o grupo Algar é o primeiro investidor brasileiro a manifestar interesse na compra.
Executivos da Algar afirmam que o grupo deseja expandir sua atuação no segmento de telefonia e, por esse motivo, tem interesse na compra das ações da BrT que hoje pertencem à Telecom Italia.