São Paulo - Em um post publicado neste último final de semana, o Google revelou que pagou 1,5 milhão de dólares em 2014 a pesquisadores de segurança e hackers .
O valor foi dado como parte do programa de "bug bounty" da empresa, que dá recompensas a especialistas responsáveis por encontrar bugs e brechas em apps e serviços lançados pela companhia.
Segundo o texto, essa quantia toda foi dividida entre 200 pesquisadores, que encontraram mais de 500 falhas, e o maior valor individual pago foi de 150 mil dólares.
O felizardo que a recebeu ainda acabou contratado pelo Google e incluído no Projeto Zero, iniciativa que a empresa lançou oficialmente no ano passado para ajudar a eliminar falhas pela web.
Junto desses números, a companhia também anunciou mudanças no programa de recompensas, que passará a pagar os especialistas mesmo que não relatem uma brecha nova.
De acordo com a empresa, a ideia é incentivar a participação de hackers e não deixá-la cair – algo que pode muito bem acontecer, visto que a maior parte das brechas mais “fáceis” de ser encontradas já foi eliminada.
O programa experimental foi batizado de Vulnerability Research Grants, algo como “bolsas de pesquisa de vulnerabilidades”.
A ideia é que o Google disponibilize diferentes tipos de brechas, produtos e serviços nos quais precisam da ajuda de especialistas em segurança – que poderão se candidatar à “vaga” e receber até 3 133,70 dólares sem criar vínculos com a empresa.
De acordo com o comunicado, o valor será entregue mesmo que nenhuma falha seja encontradada e assim que a análise começar, funcionando como um adendo ou mesmo uma garantia.
Caso encontre alguma brecha no código analisado, o pesquisador ainda poderá submetê-la ao programa de bug bounty e receber uma recompensa como faria normalmente.
As regras do novo programa estão disponíveis aqui (em inglês), caso você esteja interessado.
São Paulo - No mundo todo, os
escritórios do
Google são conhecidos por não se parecerem com um
ambiente de trabalho convencional. Da decoração aos recursos oferecidos aos funcionários, tudo é organizado para estimular a criatividade. Apesar de a descontração ser um elemento comum às unidades da empresa, cada uma tem suas particularidades. O Google tem 111 escritórios e centros de distribuição em 56 países. EXAME.com selecionou 22 espaços diferentes da companhia para você conhecer. Veja nas fotos.
2. Céu de mentirinha 2 /24(Corbis/Latinstock)
Os funcionários do Google em Xangai, na China, trabalham dentro do escritório e a céu aberto, ou quase. O teto do ambiente, na cor azul, é decorado com nuvens e pássaros.
3. Data Center divertido 3 /24(Connie Zhou/Google)
Nem mesmo os data centers do Google, onde são armazenados todos os dados da companhia, escapam do estilo despojado. A foto mostra o sistema de resfriamento da unidade de The Dales, no estado do Oregon, nos Estados Unidos. Os tubos azuis levam água fria para manter a temperatura dos computadores estável e os vermelhos levam a água quente para ser resfriada e reutilizada.
4. Formato de ovo 4 /24(Google Switzerland GmbH)
No escritório de Zurique, na Suíça, as salas privadas para telefonemas e reuniões criam um ambiente acolhedor. São cabines em formato de ovo.
5. Dentro do túnel 5 /24(Google Switzerland GmbH/Divulgação)
As mesas de trabalho em Zurique ficam em um espaço inusitado: uma espécie de túnel de pedras.
6. Descida rápida 6 /24(Divulgação)
No escritório de Zurique, descer escadas é um hábito ultrapassado. Para se desolocar entre um andar e outro, os funcionários usam um escorregador.
7. Dia de feira 7 /24(Cláudio Pepper/Divulgação)
Um dos benefícios tradicionais no Google é a geladeira aberta. Durante o expediente, os googlers podem se servir de alimentos e bebidas gratuitamente. No escritório de São Paulo, a empresa oferece frutas em uma barraquinha de feira.
8. Momento de diversão 8 /24(Marcello Hardt/Divulgação)
Os espaços de descompressão com games também são marca registrada do Google. No escritório de São Paulo há mesas de pebolim, fliperama e videogame.
9. De patinete 9 /24(Divulgação)
Em Nova York, os trabalhadores podem usar o patinete para se deslocar dentro do escritório do Google.
10. Ciclovia indoor 10 /24(Divulgação)
Em Amsterdã, na Holanda, há uma ciclovia dentro do escritório do Google.
11. Sob o sol 11 /24(Divulgação)
Quem trabalha na unidade da empresa em Santa Monica, no estado da Califórnia, não pode se queixar que não vê os dias ensolarados da cidade de praia. Em Santa Monica é possível trabalhar em ambiente aberto e curtir a paisagem.
12. Canoagem 12 /24(Divulgação/Google)
A unidade do Google em Cambridge, no estado americano de Massachussets, fica a poucas quadras do rio Charles, onde velejar e praticar canoagem é comum. Por isso, barcos foram usados na decoração.
13. Na "beira do rio" 13 /24(Divulgação/Google)
Para completar o clima de margem de rio, em Cambridge, troncos de árvores formam a parede de uma sala de convivência.
14. Cantinho relax 14 /24(Divulgação)
Em Sidney, na Austrália, os funcionários podem relaxar em espreguiçadeiras, num cantinho decorado com bambus e folhagens.
15. Partida de basquete 15 /24(Divulgação/Google)
Que cafezinho que nada! No escritório da cidade de Kitchener-Waterloo, no Canadá, os googlers podem jogar basquete nas horas vagas.
16. Binóculo gigante 16 /24(Divulgação/Google)
Em Los Angeles, nos Estados Unidos, até mesmo a entrada para o prédio do Google é diferente. Ela é esculpida na forma de um binóculo gigante.
17. Logotipo iluminado 17 /24(Divulgação/Google)
Em Paris, a fachada do escritório do Google foi decorada com o logotipo da empresa e iluminada com as cores que representam a logomarca.
18. Carro na decoração 18 /24(Divulgação/Google)
Ainda em Paris, um antigo Citroen 2CV vermelho faz parte da decoração do Google.
19. Cerveja e chopp verde 19 /24(Divulgação/Google)
Como um bar antigo, a área de convivência do escritório do Google em Dublin, na Irlanda, reflete a cultura do país, conhecido pelas cervejas e pelo tradiconal chopp verde.
20. Bar japonês 20 /24(Divulgação/Google)
O formato de bar também foi a escolha para decorar a cozinha do escritório do Google em Tóquio, no Japão.
21. Sinuca em Seul 21 /24(Divulgação/Google)
Em Seul, na Coreia, a equipe do Google diminui o estresse jogando partidas de sinuca.
22. Pebolim 22 /24(Divulgação/Google)
Em Madri, o pebolim é o brinquedo usado pelos googlers espanhóis como válvula de escape para o estresse.
23. Prancha de surfe 23 /24(Divulgação/Google)
No escritório de Joanesburgo, na África do Sul, uma prancha de surfe foi customizada com o logotipo da empresa.
24. Agora conheça o novo escritório do Twitter no Brasil 24 /24(Divulgação/Twitter)